Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Salvar vidas, nossa missão

Salvar vidas, nossa missão

Publicado em 11 de novembro de 2021 - 14:04:24

Alguns anos depois que me formei médica, passei a operar pacientes com câncer de cabeça e pescoço e percebi que muitos daqueles pacientes poderiam não estar ali no hospital, poderiam ter se curado se tivessem tido acesso à prevenção e tratamento. 

Ficava agoniada com o estado crítico em que os pacientes chegavam ao consultório ou ao hospital, num estágio avançado da doença, onde a cirurgia era a única chance, com todos os seus riscos e sofrimento para o próprio paciente, familiares e amigos. 

Fundei a Associação Ilumina e comecei, então a conversar com um grande número de colegas em busca de soluções que salvassem mais vidas. Entrei em contato com os maiores centros de prevenção da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá e, depois de muito estudo e esforço, consegui chegar a um modelo inédito: o Rastreamento Ativo Organizado (RAO). O RAO começa a salvar vidas de forma bem precoce, orientando crianças e adolescentes, principalmente estudantes sobre as consequências do uso do álcool, do tabaco, da alimentação inadequada e de outros hábitos que, ao longo da vida, causam câncer. 

Em relação aos adultos o RAO preconiza a prevenção e o diagnóstico precoce. No caso do câncer de mama, por exemplo, o Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia somente após os 50 anos de idade a cada dois anos. Mas em Piracicaba, no RAO, nossa equipe tem feito mamografias em mulheres abaixo dessa idade e  constatado estágio inicial de câncer, onde as chances de cura se aproximam de 100 por cento. E esse tipo de rastreamento o SUS ainda não paga. É o Ilumina quem banca os custos.

Hospital
Tenho aprendido que, para ter sucesso, é preciso ter conhecimento, garra, talento e muita sorte. Mas o que é sorte? Para mim é encontrar as pessoas certas na hora certa. Foi assim que consegui recursos para fundar o Hospital Ilumina, montar o Centro de Educação e a carreta, já tão conhecida na Região Metropolitana de Piracicaba. 

Desde a sua inauguração, há quase dois anos e meio, o Hospital Ilumina já realizou 57.435 atendimentos, foram 21.001 mamografias, 1.992 colonoscopias, 18.307 consultas especializadas e 16.135 procedimentos ambulatoriais. Temos documentado que aproximadamente 900 vidas foram salvas com o diagnóstico e o tratamento precoce. 

Para manter tudo funcionando a pleno vapor, os custos mensais são da ordem de 500 mil reais. Mais uma vez, encontrei as pessoas certas na hora certa, que me orientaram sobre as várias formas de captação de recursos por meio de convênios com prefeituras, sorteios via Ilumina da Sorte, emendas parlamentares, eventos e campanhas.  

Em relação às emendas parlamentares tem sido um desafio, agendar e mostrar para parlamentares em São Paulo e em Brasília o que temos conseguido com o RAO e porque ele deve ser implantado em todo o Brasil. O esforço tem sido recompensado com o envio de recursos, muitos deles aguardando liberação pela Prefeitura de Piracicaba. 

Quanto aos eventos, fomos muito prejudicados pelo período de pandemia, devido às restrições. Mas agora, vamos realizar o lançamento nacional da campanha “Eu quero ter um milhão de amigos”. O evento terá um dos shows de maior audiência no mundo, no próximo dia 02 de dezembro, uma quinta-feira, na Capela do Bairro Monte Alegre. 

Trata-se do “Concerto Iluminado - Tributo a Andrea Bocelli” com os artistas Germano Brissac (tenor) e Fabiola Cariatti (soprano). Ambos são reconhecidos internacionalmente e, também, pela própria equipe de Andrea Bocelli. Serão apresentados os maiores sucessos da carreira do tenor italiano. Durante o show podem ser feitas doações. (mais detalhes em www.associacaoilumina.org.br) 

O Ilumina é do povo
Estou convencida de um projeto como o da Associação Ilumina e o RAO podem se multiplicar Brasil afora com a ajuda da população. Por isso, estamos muito confiantes no sucesso da Campanha que visa arrecadar mensalmente 270 mil reais, que é a folha de pagamentos dos 100 funcionários necessários para voltar ao pleno funcionamento. 

Muitos já sabem que os recursos doados voltam na forma de um serviço de excelência na área da saúde. Muitos já sabem que o agendamento de uma mamografia no SUS demora até 200 dias. No Ilumina sai em até 3 dias. 

Há uma famosa frase atribuída a Santo Agostinho que diz: “Ninguém ama o que não conhece”, na qual acredito piamente. Tenho usado todos os canais e todos os meios para tornar o Ilumina e o RAO conhecidos. O brasileiro precisa saber que ele também pode ajudar a salvar vidas, muitas delas, que estão na sua própria casa, no vizinho ou no local do trabalho. O povo brasileiro é solidário e tem ajudado quando reconhece quem faz o bem sem pedir nada em troca.

Dra. Adriana Brasil
Médica, cirurgiã de cabeça e pescoço, fundadora e Presidente do Conselho de Administração da Associação Ilumina que administra o Hospital e a carreta
educacao.adm@associacaoilumina.org.br
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções