Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • As nossas mudanças de cada dia

As nossas mudanças de cada dia

Publicado em 6 de outubro de 2021 - 13:53:24

Estamos caminhando novamente para mais um final de ano, época em que normalmente fazemos uma espécie de “balanço” de tudo o que aconteceu em nossas vidas, nossas realizações. Também pensamos nas coisas que fizemos e, talvez com mais frequência, nas coisas que deixamos por fazer. Talvez, olhando para isso, possamos concluir que muitas coisas não conseguimos atingir ou realizar, pois exigem mudanças em nossos comportamentos e condutas. E como é difícil mudar! Parece, até que podemos estabelecer o seguinte paradoxo: as mudanças são necessárias, quase que como parte da vida, mas também não queremos promovê-las.

Podemos concluir que, como humanos que somos, tendemos a resistir às mudanças. E um dos fatores que mais permeiam – e impedem – as nossas resoluções é o medo. Medo do que vamos encontrar, medo de como vamos realizar esta trajetória, medo de não dar certo, medo de dar certo até demais. Mas, como tudo o que permeia a nossa vida, é necessário que entendamos que a vida é sobre correr riscos: não temos certeza daquilo que nos espera ou nos aguarda, mas certamente ficar no mesmo lugar de sempre não nos fará evoluir. A vida nos pede coragem e alegria para ir em frente e ousarmos ter uma vida bem vivida.

Então, separei aqui alguns itens para pensarmos sobre como incorporar as mudanças em nossa vida:

1) Feito é melhor que perfeito: o perfeccionismo nos cobra um preço alto e, muitas vezes, é melhor fazermos as coisas de um jeito mais simples, mas que faça com que ajamos.

2) Acreditar no valor do processo: nunca tivemos tanta pressa! Mas, se quisermos mudanças que sejam efetivamente duradouras, devemos entender que nossa existência é permeada de altos e baixos e segue um ritmo muito próprio.

3) Buscar caminhar sempre, mesmo dando pequenos passos: não importa o tamanho do nosso progresso, o importante é caminhar e não parar!

4) Focar no longo prazo: se você pensar na mudança que você deseja fazer em sua vida num prazo de um ano, como você estará? E daqui a cinco anos? E daqui dez anos? O que dá para fazer nesse tempo?

5) Melhorar sempre: cada dia é uma oportunidade única para recomeçarmos e irmos em frente. Se falhamos hoje, amanhã podemos recomeçar com o compromisso de evoluir. Nunca estaremos prontos!

Portanto, é fundamental darmos pequenos passos de coragem para que possamos ver as nossas vidas ficarem cada vez melhores, assim como as de nossos semelhantes. Comece com um passo, hoje. Outro, amanhã. E assim sucessivamente, chegando aonde deseja.

Com fé e ânimo, chegamos aos nossos objetivos e sonhos.

Faz sentido para você? 

Com carinho,

Natalia Mondoni
Psicóloga
Instagram @psinataliamondoni
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções