Conhecer a realidade do passado e a cultura do povo bíblico ajuda a interpretar corretamente o texto bíblico para alimentar nossa fé.
No Evangelho de Mateus, Jesus nos conta uma pequena "parábola" muito simbólica. Disse Jesus: Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres se arrebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho. (Mt 9,17)
Quando ouvimos sobre odres e vinhos, imaginamos jarros de barro contendo o bom vinho da alegria. Em algumas bíblias, traduziram a palavra "odres", pela palavra "barris". O barril é um recipiente de madeira. Na prática, um barril velho não se rompe com vinho novo, o que demonstra que barril não é uma boa tradução para a palavra "odre". Jarro de barro velho também não se rompe com vinho novo. Logo, odre é outra coisa.
O odre é um antigo recipiente feito de pele de animal, geralmente de cabra, usado para o transporte de líquidos (foto abaixo). O vinho novo continua seu processo de fermentação na vasilha onde é depositado. O odre velho já endurecido não tem mais elasticidade e, se receber vinho novo, os gases produzidos pela fermentação rompem com o odre.
Odre novo tem elasticidade suficiente para receber o vinho que ainda continua a se fermentar e suporta os gases da fermentação sem se romper. Jesus sabe o que fala.
Jesus Mestre traz a novidade de seu ser ao mundo. O Evangelho é a maior novidade da história. O Evangelho é uma força tão grandiosa que pode transformar todo o universo. A proposta de Jesus é a solução para todos os problemas de nossa realidade. No entanto, o Evangelho exercerá sua força transformadora dentro de um coração aberto para a novidade de Cristo.
O Evangelho — vinho novo — não pode se desenvolver dentro de um coração egoísta — odre velho. Nosso mundo capitalista forma as mentes a partir da ditadura do lucro e da cobiça. Esse odre velho não tem como sustentar o vinho novo trazido por Jesus.
Se nós somos dominados pelo espírito capitalista de competição e lucro, dificilmente aceitaremos de verdade a Verdade que é o Evangelho de Jesus e que nos leva à partilha. Precisamos ser odres novos, abertos para a novidade de Jesus, sem perder as raízes da esperança. É o vinho novo de Jesus o melhor vinho. Se aceitarmos o projeto de Jesus em nossas vidas, Ele nos transformará de tal forma que iluminaremos nossos irmãos e irmãs com nossos exemplos e nossas convicções.
Imagem disponível em Wikipédia (link aqui)
Oração: Senhor Jesus Cristo, Mestre de mim, estou cansado de ser odre velho que não retém dentro de mim o vinho novo de vosso amor. Penetrai em minha vida e transformai-me em odre novo para que eu vença todo egoísmo e me assemelhe a Vós. Assim seja.
Pe. Demetrius dos Santos Silva
Presbítero da Arquidiocese de Campinas - Biblista e docente do Curso Diocesano de Teologia
pe_demetrius@icloud.com