Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Quando a esperança vence o medo

Quando a esperança vence o medo

Publicado em 10 de agosto de 2021 - 13:14:33

O mês de julho foi muito especial para nós profissionais da área médica. No calendário da saúde, cada mês é dedicado à prevenção e combate a uma determinada doença. Julho foi o mês da campanha “Julho Verde 2021” realizada em Piracicaba pela Fundação Ilumina, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Contou com a participação de diferentes especialistas e personalidades de referência na área de cirurgia de cabeça e pescoço na veiculação de conteúdos sobre prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer.

Foram realizadas 7 lives, que estão disponíveis no canal do YouTube da Fundação Ilumina (acesse aquie, até o fechamento do mês de julho, mais de 5.861 pessoas foram alcançadas, tendo acesso à informação sobre Prevenção.

O mês de Julho acabou, mas a prevenção ao câncer de cabeça e pescoço não pode parar. Na Fundação Ilumina a campanha “Julho Verde” dura o ano todo, mas permanece sempre uma barreira, que é o medo. Muitas vezes é por medo que as pessoas não procuram avaliação profissional quando tem algum sinal ou sintoma da doença, o que faz com que elas busquem atendimento apenas quando o câncer já está avançado, em que a chance de cura é menor e a doença fica mais agressiva.

Diante disso, é importante ressaltar que o problema não é ter medo, o problema é quando o medo paralisa e impede a pessoa de ir em busca de uma avaliação profissional. As lesões iniciais têm um prognóstico melhor, pois o diagnóstico precoce traz 95% de chance de cura, portanto o medo não pode impedir o acesso ao diagnóstico precoce. É melhor ir com medo mesmo.

A importância de superar o medo vale não apenas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer ou de qualquer outra doença. Vale para todo e qualquer processo de autocuidado, e o melhor modo de enfrentar esse desafio é por meio da conscientização.

Todos nós temos o potencial de multiplicar o bem por onde passamos, e, quando buscamos conhecimento sobre autocuidado e promoção da saúde, podemos ser um instrumento de cura para muitas pessoas que estão paralisadas pelo medo e precisam ser convidadas para a ação sobre as próprias vidas.

A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço ocorreu durante o mês de julho e adotou a cor verde por representar esperança para os pacientes. O Julho Verde pode continuar com cada um de nós pela conscientização, estendendo as nossas mãos para os que têm medo e precisam da nossa ajuda para superá-lo, para que juntos encontremos a nossa força maior no colo de Deus.

Superar e enfrentar o desafio do medo faz parte da prevenção e diagnóstico precoce do câncer e, quando a esperança vence o medo, promovemos saúde e qualidade de vida para todos aqueles que amamos.

Dra. Adriana Brasil
                Médica, cirurgiã de cabeça e pescoço,
 fundadora e Presidente do Conselho de Administração da Associação Ilumina que administra o Hospital e a carreta

educacao.adm@associacaoilumina.org.br

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções