Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Agosto, Mês Vocacional: seu dízimo ajuda a suscitar novas e santas vocações para a Mãe Igreja

Agosto, Mês Vocacional: seu dízimo ajuda a suscitar novas e santas vocações para a Mãe Igreja

Publicado em 6 de agosto de 2021 - 09:15:55

Estamos no mês de Agosto, no qual somos convidados a rezar com maior fervor por santas vocações, em especial as sacerdotais e religiosas. Você sabia que seu dízimo ajuda a suscitar novas e santas vocações para a Igreja?

Estamos enfrentando uma grande crise vocacional a nível mundial. Muitos jovens desistem no meio do caminho de dar seguimento aos estudos para se tornarem futuros sacerdotes. É preciso muito investimento para que o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da nossa Diocese de Piracicaba possa trabalhar com eficácia e eficiência no trabalho de despertar os jovens para descobrirem sua verdadeira vocação. Se não há vocacionados, não haverá seminaristas, e sem estes não teremos novos padres, e por consequência a missa não se realiza para nos trazer Jesus presente na Eucaristia.

Parte do valor que você contribui periodicamente através do dízimo é destinada à Cúria Diocesana (10%) que por sua vez repassa um percentual desses recursos aos três seminários da nossa Diocese: o seminário Propedêutico, atualmente na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, onde ingressam os vocacionados para o seu primeiro ano de experiência; o seminário de Filosofia, em Campinas, para onde esses jovens são encaminhados para fazer a faculdade de filosofia na PUC com duração de 3 anos; e o seminário de Teologia, onde os seminaristas continuam o processo de formação na PUC, através da faculdade de teologia por mais 4 anos.

Seu dízimo também possui a dimensão missionária, pois parte dos valores arrecadados é destinada ao serviço de evangelização das crianças de Primeira Comunhão, adolescência missionária e jovens da Crisma. É da catequese que surgem futuras vocações sacerdotais para a Igreja.

Quando Jesus enviou os discípulos em missão, ordenou que não levassem nada pelo caminho, a não ser uma túnica, sandálias nos pés e um cajado na mão. Nas casas em que entravam, se eram bem acolhidos, deveriam permanecer, comer e beber do que lhes oferecessem, porque o trabalhador merece o seu “salário”. Esse “salário” pode ser interpretado como o dízimo, em sinal de agradecimento a Deus pelo missionário que está a serviço Dele, trazendo bênçãos divinas.

Continue contribuindo com seu dízimo na paróquia da qual você faz parte e assim, com esse gesto abençoado por Deus, você estará colaborando diretamente com o trabalho vocacional da nossa Diocese.

E não se esqueça de rezar sempre pelas vocações. A Santa Mãe Igreja agradece.

 
Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Animador Diocesano da Pastoral do Dízimo
cj.ribeiro1@gmail.com

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções