Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Palavra do Bispo: Descansar em Deus

Palavra do Bispo: Descansar em Deus

Publicado em 21 de julho de 2021 - 15:07:00

Descansar é uma necessidade do corpo, prevista com direito do trabalhador. O descanso refaz as energias para a retomada das atividades. A Sagrada Escritura comtempla a importância do descanso desde o princípio, quando fala que Deus trabalhou na criação por seis dias e, no sétimo, descansou. Mais tarde, o povo de Deus entendeu essa necessidade como ano sabático, isto é, um tempo de repouso para que a terra recuperasse o seu vigor.

Como lei, o descanso foi regulamentado a partir de muitas lutas e reinvindicações dos trabalhadores. Nem sempre a indústria e o comércio trataram o descanso remunerado como um direito. Além do descanso semanal, existe também o direito a um período anual de repouso, as férias. Difícil imaginar um tempo em que não havia essa consciência e nem esses direitos, quando o trabalho era continuo e sem descanso.

Jesus enviou os seus discípulos em missão e, na volta, viu que eles estavam cansados. Ele também viu o cansaço de uma multidão, na qual as pessoas estavam como ovelhas sem pastor (Mc 6,30-34). O olhar de Jesus é o olhar de Deus, que alcança a pessoa humana em todas as suas mais profundas necessidades. Exatamente porque sabe quais são as nossas necessidades é que propõe o tempo de descanso. Mais que isso: Ele mesmo se apresenta como nosso descanso.

O descanso dos discípulos não é uma mera ausência de atividades, não é ócio vazio. Os discípulos descansam no encontro com Jesus e o mesmo acontece com a multidão. “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e abatidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11,28). O descanso real é aquele que ajuda a encontra o sentido da vida. Jesus aliviou o peso que oprimia o ser humano, restituindo a comunhão com o Pai.

Também precisamos aprender a descansar em Deus. Precisamos descobrir e afirmar o sentido de tudo o que fazemos Nele, por Ele e com Ele. Por vezes, o que nos cansa é o esforço e a tentativa de realizar apenas nossa própria vontade e nossos projetos. O trabalho e o descanso são dons de Deus. Por isso, um e outro só encontram plena realização quando estamos em comunhão com Deus e com o próximo.

Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo de Piracicaba

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções