Descansar é uma necessidade do corpo, prevista com direito do trabalhador. O descanso refaz as energias para a retomada das atividades. A Sagrada Escritura comtempla a importância do descanso desde o princípio, quando fala que Deus trabalhou na criação por seis dias e, no sétimo, descansou. Mais tarde, o povo de Deus entendeu essa necessidade como ano sabático, isto é, um tempo de repouso para que a terra recuperasse o seu vigor.
Como lei, o descanso foi regulamentado a partir de muitas lutas e reinvindicações dos trabalhadores. Nem sempre a indústria e o comércio trataram o descanso remunerado como um direito. Além do descanso semanal, existe também o direito a um período anual de repouso, as férias. Difícil imaginar um tempo em que não havia essa consciência e nem esses direitos, quando o trabalho era continuo e sem descanso.
Jesus enviou os seus discípulos em missão e, na volta, viu que eles estavam cansados. Ele também viu o cansaço de uma multidão, na qual as pessoas estavam como ovelhas sem pastor (Mc 6,30-34). O olhar de Jesus é o olhar de Deus, que alcança a pessoa humana em todas as suas mais profundas necessidades. Exatamente porque sabe quais são as nossas necessidades é que propõe o tempo de descanso. Mais que isso: Ele mesmo se apresenta como nosso descanso.
O descanso dos discípulos não é uma mera ausência de atividades, não é ócio vazio. Os discípulos descansam no encontro com Jesus e o mesmo acontece com a multidão. “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e abatidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11,28). O descanso real é aquele que ajuda a encontra o sentido da vida. Jesus aliviou o peso que oprimia o ser humano, restituindo a comunhão com o Pai.
Também precisamos aprender a descansar em Deus. Precisamos descobrir e afirmar o sentido de tudo o que fazemos Nele, por Ele e com Ele. Por vezes, o que nos cansa é o esforço e a tentativa de realizar apenas nossa própria vontade e nossos projetos. O trabalho e o descanso são dons de Deus. Por isso, um e outro só encontram plena realização quando estamos em comunhão com Deus e com o próximo.
Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo de Piracicaba