Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • O dízimo e as obras de misericórdia

O dízimo e as obras de misericórdia

Publicado em 14 de julho de 2021 - 09:18:42

Existe relação entre o dízimo e a misericórdia?

Para iluminar nossa reflexão a partir da Palavra de Deus, a experiência do dízimo e sua total relação com as obras de misericórdia já se observa no Antigo Testamento, no Livro do Deuteronômio: "A cada três anos tomarás o dízimo de tua colheita no terceiro ano e o colocarás em tuas portas. Virá então o levita, o estrangeiro, o órfão e a viúva que vivem nas tuas cidades, e eles comerão e se saciarão. Deste modo o Senhor teu Deus te abençoará em todo o trabalho que a tua mão realizar" (Dt 14,28-29).

Podemos elencar o trabalho realizado pelas comunidades em favor dos mais pobres, dos doentes, dos marginalizados, os cursos de formação, de orientação psicológica, auxílio espiritual entre outras obras de misericórdia que os membros da comunidade realizam e os recursos para realizar todos estes trabalhos sociais e solidariedade para com os mais pobres vêm das campanhas de alimentos, roupas e também do dízimo.

O piedoso Tobias, do Livro de Tobias do Antigo Testamento, certa vez também testemunhou: “O terceiro dízimo eu o entregava aos órfãos, às viúvas e aos prosélitos que viviam com os filhos de Israel” (Tb 1,6-8). Tobias, fiel dizimista, fez a experiência da misericórdia de Deus e através da contribuição do dízimo viveu a misericórdia para com as pessoas. Aquele que experimenta o amor de Deus e sua presença ao seu lado se compromete com Ele, oferecendo parte de sua vida e de seus bens em favor das obras de Deus e dos irmãos mais necessitados.

Porque Tobias fala de terceiro dízimo? Porque no Antigo Testamento o homem de fé contribuía com seu dízimo para diversos fins, chamados na época primeiro dízimo, dado aos sacerdotes, segundo dízimo, dado aos levitas, e o terceiro dízimo, dado aos pobres. Atualmente, a Igreja nos ensina a contribuir com o dízimo que tem quatro finalidades: a manutenção do culto, dos ministros do culto, das obras de piedade e caridade (Cân. 222,1).

Ser dizimista é um estilo de vida que brota da fé, promove a fé e é marcado pela misericórdia aos excluídos, fundada em uma espiritualidade de comunhão. E o seu dízimo faz tudo isso, pois levando o dízimo à sua paróquia sua própria comunidade organiza a distribuição dos recursos, conservando uma parte generosa dos mesmos para as obras de misericórdia em favor dos mais pobres e necessitados.

A comunidade eclesial, com o seu dízimo, consegue realizar muitas obras de misericórdia, dentre elas:

1) Levar uma palavra e um gesto de consolação aos pobres;

2) Anunciar a libertação a quantos são prisioneiros das novas escravidões da sociedade contemporânea;

3) Devolver a vista a quem já não consegue ver porque vive curvado sobre si mesmo;

4) Restituir dignidade àqueles que dela se viram privados.

A pregação de Jesus se renova e torna-se novamente visível nas respostas de fé que o testemunho dos cristãos é chamado a dar. Que as palavras de São Paulo Apóstolo nos acompanhem ao longo de toda a nossa vida: “Quem pratica a misericórdia, faça-o com alegria” (Rm 12, 8).

Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Animador Diocesano da Pastoral do Dízimo
cj.ribeiro1@gmail.com

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções