Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Catequese bíblica: Para ler a Carta de São Judas

Catequese bíblica: Para ler a Carta de São Judas

Publicado em 21 de junho de 2021 - 10:37:21

Uma aluna me disse: "Padre, eu nem sabia que existia uma Carta de São Judas. Eu a li e não entendi nada". De fato, a Carta de São Judas é o escrito mais desconhecido e estranho do Novo testamento. Ela provavelmente foi escrita por Judas, o "irmão do Senhor" que era primo de Jesus. Muitos confundem esse Judas com São Judas Tadeu. Os "irmãos do Senhor" não creram em Jesus no início (Jo 7,5); mas depois da ressurreição, eles se tornaram seus seguidores (At 1,14). É provável que Judas, por não ter acreditado no início, não se sentia digno de "assinar" como "irmão do Senhor. Assim refere-se a si mesmo como um simples servo ou o "irmão de Tiago".

A carta foi destinada às comunidades dos últimos anos do primeiro século e se baseia principalmente em textos tirados do Antigo Testamento (v. 5-16). Este fato, e a menção de algumas tradições contidas nos escritos apócrifos do Judaísmo, que são escritos extrabíblicos, indicam que o autor conhece seus leitores e sugerem que os destinatários da Carta eram, em grande parte, judeus convertidos ao Cristo Mestre. No entanto, havia também entre eles pessoas convertidas do paganismo que, por sua própria origem, estavam mais expostas ao estilo de vida do Império Romano e ao ensinamento dos falsos mestres.

Judas, se opõe a erros de fé que não são totalmente claros hoje. As comunidades são advertidas contra falsos mestres que corromperam a fé em Jesus Cristo e perverteram os costumes cristãos, e são exortadas a manter-se firmes no ensinamento recebido dos apóstolos. A dureza das ameaças explica-se pela gravidade do perigo e pelo estilo literário deste escrito, que sem dúvida inspirou a segunda Carta de Pedro. 

A estrutura da carta é simples:

1) Saudação 1-4
2) Relembrar exemplos passados 5-7
3) Palavra contra falsos mestres 8-16
4) Exortação às comunidades 17-23
5) Conclusão 24-25

A carta é pequena e possui um único capítulo com 25 versículos. Fala-se de "ímpios", que são pessoas que não romperam completamente com a comunidade, mas por causa de seu comportamento e linguagem convincente, são perigosos à caminhada da fé (v. 4), que murmuram e se rebaixam "lisonjeando as pessoas para obter lucro" (v. 16) e negam a Deus como "o único soberano e nosso Senhor Jesus Cristo" (v. 4). São acusados de rejeitar a autoridade e blasfemar "dos poderes superiores" (v. 8); causando divisões e de não ter o Espírito de Deus (v. 19).

Judas utiliza de palavras, figuras e cenas do AT: Sodoma e Gomorra (v. 7;  Gn 19.1-24); o arcanjo Miguel (v. 9; Dn 10,13-21; 12.1); Caim, Balaão e Coré (v. 11; cf. Gn 4: 3-8; Nm 22: 1-35; 16: 1-35), e “Enoque, sétimo desde Adão” (v. 14; Gn 5,21-24). Também alude a algumas tradições judaicas extrabíblicas (v. 6, 9, 14-15), como, por exemplo, Miguel disputando o corpo de Moisés com Satanás (v. 9).

O estilo da carta é vibrante, duro, ameaçador, meio violento. Mas ao mesmo tempo é harmonioso, poético, solene e belo. É uma escrita muito distante da mentalidade contemporânea. Sua leitura pode ser confusa e suas numerosas referências a uma cultura religiosa diferente da nossa podem ser incompreensíveis para nós. No entanto, a Igreja primitiva descobriu nela vestígios da genuína tradição apostólica, juntamente com um testemunho autêntico e normativo de valores cristãos que não devem ser perdidos, pois retratam o jeito de ser de Jesus. Paz e bem.
 
Pe. Demetrius dos Santos Silva
Presbítero da Arquidiocese de Campinas - Biblista e docente do Curso Diocesano de Teologia
pe_demetrius@icloud.com
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções