Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Maria, a fiel dizimista do Pai

Maria, a fiel dizimista do Pai

Publicado em 25 de maio de 2021 - 15:30:58

Embora nos Evangelhos não encontremos nenhuma passagem que relata Maria entregando o seu dízimo ao Senhor, encontramos, sim, trechos do Livro Sagrado que expressam que Nossa Senhora era fiel cumpridora das leis e tradições de Moisés. São Lucas narra em seu Evangelho: “Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo, antes de ser concebido. Terminados os dias da purificação deles, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor conforme está escrito na Lei do Senhor: ‘todo o primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor’. Foram para oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, conforme a Lei do Senhor” (2,21-24). Por essa passagem bíblica concluímos que se Maria era obediente e cumpridora da Lei do Senhor, certamente ela também contribuía com seu dízimo. Assim, como verdadeira judia, observante das tradições de seu tempo, Maria fazia do seu dízimo uma gratidão ao Senhor por todas as maravilhas que Ele fez em sua vida. Deve ela também ter ensinado e transmitido o valor do dízimo e da partilha a seu filho Jesus.
 
Além de ensinar seu filho Jesus, Maria nos ensina muito a sermos fiéis dizimistas. Podemos afirmar que o dízimo de Maria é sua própria vida dedicada ao Senhor. Sua plena entrega aos planos de Deus para ser a mãe do salvador mostra isso, seu dizimo da vida. E qual a porcentagem do dízimo da sua vida que Maria Santíssima entrega ao Senhor? Não é uma simples porcentagem, um valor determinado, é a totalidade da gratidão, a entrega da vida, do tempo, dos dons, dos bens, colocando-se inteiramente à disposição do Senhor. Que dízimo maravilhoso! “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).
 
Assim como Maria, entreguemos a Deus, em forma de gratidão, o nosso dizimo sagrado na paróquia em que professamos a nossa fé. Deus ama o que dá com alegria (2 Cor 9, 7).
 
 
Rezemos a dezena do dizimista por intercessão de Nossa Senhora:
 
01 - Sou dizimista, porque amo a Deus, o meu próximo e partilho com alegria, conforme manda meu coração e seguindo as palavras de São Paulo (2 Cor 9-7)
 
02 - Sou dizimista, porque reconheço que tudo recebo de Deus - "O Senhor é meu Pastor e nada me faltará" (Sl. 23) "Que tens tu que não tenhas recebido"? (1 Cor 4, 7)
 
03 - Sou dizimista, porque minha gratidão a Deus me leva a devolver um pouco do muito que recebo - "Não foram dez os curados, onde estão os outros nove"? Só um voltou para dar glória a Deus. (Lc 17, 11-19)
 
04 - Sou dizimista, porque aceito como palavra de Deus o que leio na Bíblia, e sei que o dízimo é fonte de bênçãos - "Trazei o dízimo integral ao Templo para que haja alimento em minha casa" (Malaquias 3, 10) "Esta pobre viúva deu mais que todos os outros" (Lc 21, 1-4)
 
05 - Sou dizimista, porque creio e confio em Deus Pai. Minha contribuição é prova de fé e confiança - "Olhai as aves do céu, olhai os lírios do campo". Muito mais o Pai cuidará de vós (Mt 6, 25-31)
 
06 - Sou dizimista, porque o partilhar mata o meu egoísmo - "Insensato, hoje morrerás. De que valeu ter acumulado tantos tesouros"? (Lc 12, 16-21) - "O amor cobre uma multidão de pecados" (1 Pd 4, 8)
 
07 - Sou dizimista, porque creio na vida cristã em comunidade - "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles"(Mt 18-20) "Vocês são todos irmãos" (Mt 23, 8)
 
08 - Sou dizimista, porque Deus, o único Pai rico, não quer ninguém passando necessidade - "Tudo o que fizestes a um dos meus irmãos mais pequenos, a mim o fizestes"(Mt 25, 40)
 
09 - Sou dizimista, porque gosto de viver em liberdade e alegria, celebrando desde já a vida plena - "Vou preparar-vos um lugar" (Jo 14, 3) "Vinde, benditos de meu Pai..." (Mt 25, 34)
 
10 - Sou dizimista, porque quero ver minha comunidade crescer e minha Igreja testemunhar o Evangelho no mundo inteiro - Ïde por toda a terra, pregai a Boa Nova. Batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"(Mt 28, 19-20; Mc 16, 15)
 
Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Animador Diocesano da Pastoral do Dízimo
cj.ribeiro1@gmail.com
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções