Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • As missas on-line vão continuar acontecendo após a pandemia?

As missas on-line vão continuar acontecendo após a pandemia?

Publicado em 12 de julho de 2020 - 13:49:01

As missas on-line vão continuar acontecendo após a pandemia?
(Grislainne Leticia Pereira, 19 anos - Rio Claro)

Cara Grislainne, muito obrigado pela sua pergunta. Em um primeiro momento é preciso recordar que, há pouco mais de três meses, estamos vivendo um período prolongado de quarentena, devido à Covid-19 (coronavírus), que aflige o mundo inteiro.

Sua pergunta nos leva a uma grande análise que se tem feito. Num período tão curto de tempo, muitas mudanças aconteceram em nossas comunidades, e a maneira de viver e celebrar a fé se fez, unicamente, através dos meios de comunicação social, especialmente das redes sociais, que estão mais disponíveis às nossas comunidades paroquiais. As equipes de Pastoral da Comunicação foram e são essenciais, particularmente, neste momento e, respondendo a sua pergunta, creio que foi só o início de um novo tempo em nossa ação pastoral, através da comunicação.

A Igreja sempre valorizou o uso dos meios de comunicação. A segunda Rádio construída pelo próprio Manzone, inventor do rádio, em 1929, inaugura um novo tempo na vida pastoral da Igreja: a palavra do Papa enviada ao mundo, a mensagem do Evangelho codificada através das ondas do rádio. No decreto conciliar Inter Mirífica, de 1963, a Igreja faz apelo quanto ao uso dos meios de comunicação para o anúncio da Palavra de Deus, aos pastores um esforço para a realização de sua missão e a todos os batizados um testemunho cristão, através destes meios. Tudo isto contextualizo apenas para se perceber a necessária transmissão da vida pastoral e litúrgica da Igreja, através dos meios de comunicação, neste momento de pandemia em que nos encontramos, demonstrando como a nossa criatividade, colocada a serviço da evangelização, contribuiu para se manterem laços comunitários, impossibilitados pessoalmente, descobrindo-se um novo modo de estarmos unidos, em comunhão, através da comunicação.

Esta realidade nova das transmissões, ocorridas neste período de pandemia, com certeza foi apenas o primeiro passo. Nossas comunidades descobriram que não precisam de tanto para alcançar muitos corações e casas, a que nem sempre conseguiam chegar. Será sempre uma necessidade, cada vez mais exigente, de uma presença pastoral da Igreja e de nossas comunidades no ambiente midiático. Só não podemos deixar de reforçar o que nos exorta o Papa Francisco, em sua mensagem para o Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social: que os meios de comunicação sejam recursos que favoreçam a comunhão, que fortaleçam nosso comprometimento missionário de evangelizar em todos os ambientes. Mas, enquanto recursos, devem favorecer, sempre, uma Igreja viva e missionária, uma Igreja em saída. Sendo um recurso, será sempre útil e necessário, porém não substituirá a celebração presencial que, aos poucos, deverá retornar em quase todas as paróquias, bem como não substitui a relação face a face entre as pessoas.

A missão no ambiente midiático encontrou, neste período, novos desafios. Com certeza, virão muitas coisas boas e aumentarão os trabalhos paras as equipes de Pastoral da Comunicação, que esperamos, em breve, estarão presentes em mais paróquias de nossa Diocese de Piracicaba.

Pe. Anselmo Cardoso Martiniano
Diretor de Comunicação da Diocese de Piracicaba
Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras
Animador Diocesano da PASCOM
Mestre em Teologia da Comunicação, Pontifica Università Lateranense
 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções