Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Paulo e a carta aos Filipenses

Paulo e a carta aos Filipenses

Publicado em 11 de março de 2020 - 13:51:54

“O que desejo e espero é não fracassar, mas, agora como sempre, manifestar com toda a coragem a glória de Cristo em meu corpo, tanto na vida, como na morte. Pois para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.(Fl 1,20-21)”

O Apóstolo São Paulo foi quem introduziu o uso de carta como instrumento evangelizador e orientador das comunidades cristãs. Conhecer o uso das cartas e o ambiente de seu surgimento ajuda a ler bem a Bíblia.

Particularmente, eu gosto muito da Carta aos Filipenses. Este escrito sagrado é uma carta. Não é uma carta como no nosso tempo. Ao abrirmos a caixa de correios, nos deparamos com um monte de envelopes impressos: propagandas, anúncios, vendas, encomendas, etc. Não lemos tudo. Quase tudo vai para o lixo. Não vemos a “cara” do carteiro e não sabemos seu nome. Cartas são digitadas, bonitinhas, impessoais, vazias. Cartas não nos tocam o coração. Agora com o tal do “emeio”, “tuíter”, “uatzap”, as cartas são coisa do passado.

No passado, a carta representava a única forma de comunicação à longa distância. Esperávamos o carteiro no portão, pois sabíamos que ele traria a mensagem de uma pessoa amada. Quando o carteiro chegava, tomava um café conosco, era um amigo que trazia o amor, a Boa-Nova.

Vinte séculos atrás, antes das etiquetas de computador, dos códigos de barra, das impressoras laser, da mala direta e máquinas copiadoras, os povos já enviavam cartas escritas “à mão”, uns aos outros. Eram delegadas a amigos ou por correios postais. Essas cartas traziam cumprimentos, instruções, incentivos, ordens, decretos, editais e palavras pessoais. Sem lixo para inundar a caixa de correios e competir com sua atenção. Essas cartas sempre foram recebidas com alegria e compartilhadas com os outros. Assim foi com a carta aos Filipenses...

Para entendermos a Carta aos Filipenses é preciso conhecer duas coisas muito importantes: quem é essa comunidade e a ligação que ela tem com o apóstolo Paulo. Essa comunidade está localizada em uma importante cidade europeia. Filipos é a primeira cidade ocidental a receber a mensagem cristã. Isso ocorre no ano 50 d.C., durante a segunda viagem missionária do apóstolo.

Em Filipos, Paulo é acolhido por Lídia, uma comerciante de púrpura. Paulo tem uma ligação muito íntima com essa comunidade e é de Filipos que ele aceita ajuda financeira e material. A comunidade de Filipos é uma comunidade de profunda vivência do Evangelho e essa carta, escrita da prisão em Éfeso, entre os anos de 55-57, tem por objetivo agradecer o auxílio enviado pela comunidade, por meio de Epafrodito; anunciar a visita de Timóteo à comunidade; advertir sobre a divisão causada pela competição e o egoísmo de alguns; prevenir contra os pregadores de origem judaica que põem a salvação na observância da Lei e na circuncisão; e lembrar à comunidade que vivenciar a Evangelho e o projeto de Deus passa pela cruz de Cristo.

Paulo, nessa carta, assume mais o papel de um amigo querido que o de um pregador teológico. Porém, o apóstolo não deixa de ser vigoroso, ao mostrar que a salvação vem apenas por meio de Jesus que, feito homem, morreu na cruz e recebeu do Pai o poder de dar aos homens e mulheres a salvação. Paulo exorta todos a viverem a caridade, que é uma característica marcante da comunidade, e que se mantenham firmes no verdadeiro Evangelho.

Essa Carta é, com certeza, o mais belo escrito de São Paulo. Leia e seja transformado pelo amor de Cristo.


Pe. Demetrius dos Santos Silva
Biblista e docente do Curso Diocesano de Teologia
 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções