Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Vigiai e Preparai o coração

Vigiai e Preparai o coração

Publicado em 3 de dezembro de 2025 - 16:10:33

Indiferença e ignorância são duas realidades profundamente distintas. A ignorância refere-se ao desconhecimento, ao não saber. Na vida civil, em casos específicos, pode até ser alegada como atenuante. A indiferença, porém, é bem mais grave: trata-se do conhecimento consciente daquilo que é verdadeiro, mas acompanhado do descaso, do fazer pouco caso. É passar ao lado da verdade como se ela não nos dissesse respeito.

A parábola evangélica do primeiro domingo do Advento (Cf. Mt 24,37-44) não fala de ignorância, mas de indiferença. As pessoas comiam, bebiam, casavam-se, trabalhavam — nada de errado nesses comportamentos humanos. O problema estava na indiferença em relação à presença e à ação de Deus. Viviam como se Deus não existisse ou, pior ainda, como se Ele não atuasse na história e na vida de cada pessoa.

Este é um dos grandes males do nosso tempo: viver a vida segundo nossos próprios projetos, ideias e vontades, relegando Deus a uma posição secundária, como se Ele estivesse ocupado demais com outras coisas para se importar com nossos "pequenos pecados" ou "pequenos desvios de caráter". Vamos nos acostumando, anestesiando nossos ouvidos e nossa consciência diante da realidade do pecado. Dizemos: "isso já não é mais pecado", "a sociedade evoluiu", "a cultura mudou". E assim vamos ficando indiferentes.

O profeta Isaías, no tempo da ignorância, ajudou o povo a manter viva a esperança e a vigilância para receber o Messias (Cf. Is 2,1-5). São Paulo, na aos Romanos, denuncia claramente a realidade do pecado que corrói e destrói nossa vigilância (Rm 13,11-14). O Tempo do Advento, que nos prepara para o Nata do Senhor, nos chama a esta vigilância — não para calcular quando Jesus voltará, mas para viver o tempo presente na escuta, na prática e na vivência da Palavra de Deus.

Não podemos caminhar adormecidos, inconscientes ou anestesiados diante dos acontecimentos do mundo. Este é o tempo da misericórdia, sim, mas também o tempo de não ficarmos adormecidos. Vigilância é a palavra-chave do início do Tempo do Advento: estar despertos em todos os acontecimentos para não perdermos a passagem, a ação, do Senhor. Deus passa em nossa vida cotidianamente, mas pode ser que nos encontre dormindo, distraídos com mil coisas que nos afastam dEle.

Quando nos encontrarmos com Jesus no final da nossa caminhada, será preciso apresentar aquilo que fizemos com nossa vida. Caminhamos adormecidos ou caminhamos buscando cotidianamente a conversão? Que a Palavra de Deus e o Tempo do Advento nos ajudem a nos mantermos vigilantes para fazermos esse encontro com o Senhor.

Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo de Piracicaba

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções