Dando continuidade à primeira parte do artigo sobre as principais citações bíblicas referentes ao dízimo no Antigo Testamento, publicada neste boletim no mês passado, apresentamos a seguir novas passagens do Antigo Testamento, além de duas citações do Novo Testamento.
“Ezequias mandou, então, construir depósitos no Templo de Javé. E assim fizeram. Depois carregaram os donativos, o dízimo e outras oferendas com toda a honestidade. O chefe da turma era o levita Conenias, ajudado por seu irmão Semei.”
“Tomamos o compromisso de levar ao templo, cada ano, as primícias de nosso solo e as de nossos campos; de apresentar igualmente aos sacerdotes que fazem o serviço da casa de Deus, como está prescrito na Lei, os primogênitos dos nossos filhos e de nossos rebanhos e os primogênitos de nossos bois e de nossas ovelhas; do mesmo modo, de levar aos sacerdotes, nas salas da casa de Deus, as primícias de nossos alimentos, nossas oferendas, assim como dos frutos de todas as árvores, do vinho e do azeite; e de entregar o dízimo de nosso solo aos levitas que estavam encarregados de transportá-lo para todas as nossas aglomerações agrícolas.”
“Muitas vezes eu era o único a ir em peregrinação a Jerusalém, por ocasião das festas, a fim de cumprir a Lei perpétua obriga todo a Israel. Eu corria a Jerusalém com os primeiros produtos da lavoura e as primeiras crias dos animais, com o dízimo do gado e a primeira lã das ovelhas, e os entregava aos sacerdotes, filhos de Aarão, para o altar. Aos levitas que estavam exercendo função em Jerusalém, eu entregava o dízimo do trigo, do vinho, do óleo, das romãs, dos figos e das frutas. Por seis anos consecutivos eu converti o segundo dízimo em dinheiro e o gastava a cada ano em Jerusalém.”
“Todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um.”
“Saibam de uma coisa: quem semeia com mesquinhez, com mesquinhez há de colher; quem semeia com generosidade, com generosidade há de colher. Cada um dê conforme decidir em seu coração, sem pena ou constrangimento, porque Deus ama quem dá com alegria. Deus pode enriquecer vocês toda a espécie de graças, para que tenham sempre o necessário em tudo e ainda fique sobrando alguma coisa para poderem colaborar em qualquer coisa boa obra, conforme diz a Escritura: “Ele distribuiu e deu aos pobres, e sua justiça permanece para sempre.”
São inúmeras as citações nas Sagradas Escrituras que tratam do tema do dízimo e das ofertas ao Senhor. Isso nos leva a crer que é desejo de Deus que sejamos generosos e agradecidos em nosso relacionamento com Ele e com os irmãos. Pense nisso e seja fiel ao dízimo.