Existem diversas citações bíblicas sobre o dízimo tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, desde o livro do Gênesis até o Apocalipse. Muitas passagens da Bíblia oferecem inspiração e orientação sobre o dízimo.
A seguir, apresentamos alguns dos principais trechos, selecionados por sua clareza e relevância. Neste primeiro artigo, destacaremos passagens do Antigo Testamento:
Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, sendo sacerdote do Deus Altíssimo, abençoou Abrão, dizendo:
“Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra! Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos em tuas mãos!”
E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo.
Moisés disse a toda a assembleia dos israelitas:
“Eis o que o Senhor ordenou: separai de entre vós uma oferta para o Senhor. Todo homem de coração generoso trará esta oferta ao Senhor: ouro, prata, bronze, púrpura violeta e escarlate, carmesim, linho fino, pele de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho, peles finas, madeira de acácia, óleo para o candelabro, aromas para o óleo da unção e para o incenso aromático, pedras de ônix e pedras de engaste para o efod e o peitoral. Venham todos aqueles que são hábeis entre vós e executem tudo o que o Senhor ordenou.”
Todos os dízimos da terra, sejam das sementes do solo ou dos frutos das árvores, pertencem ao Senhor: são consagrados a Ele. Se alguém quiser resgatar parte de seus dízimos, deverá acrescentar um quinto do valor. Todos os dízimos do gado, tanto do rebanho maior quanto do menor, ou seja, de tudo o que passar sob o cajado do pastor, serão consagrados ao Senhor.
“No lugar que o Senhor, vosso Deus, escolher para estabelecer o seu nome, ali levareis tudo o que vos ordeno: vossos holocaustos, sacrifícios, dízimos, ofertas voluntárias, votos e tudo o que de melhor apresentardes ao Senhor.”
“O Senhor tirou-nos do Egito com mão poderosa e braço forte, realizando sinais, prodígios e grandes milagres. Conduziu-nos a esta região e deu-nos esta terra que mana leite e mel. Por isso, agora trago as primícias dos frutos da terra que me destes, ó Senhor. Depois de proferir estas palavras, deporás o cesto diante do Senhor, teu Deus, e te prostrarás em sua presença. Em seguida, alegrar-te-ás por todos os bens que o Senhor, teu Deus, concedeu a ti, à tua casa, ao levita e também ao estrangeiro que vive no meio de ti.”
É incontestável que o dízimo tem fundamento bíblico. No próximo mês, daremos continuidade a este artigo, trazendo outras citações do Antigo Testamento que também fazem referência ao dízimo.
Até o próximo artigo!