Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, e faleceu em 12 de outubro de 2006, em Monza, Itália, aos 15 anos de idade, vítima de leucemia. Seu corpo encontra-se no Santuário do Despojamento, em Assis, para veneração.
Mas por que seu corpo está em Assis? Porque sua devoção a Santa Clara e a São Francisco era profunda. Foi ali que Carlo alimentou sua espiritualidade. Segundo testemunhos, ele passava horas em oração diante do túmulo de São Francisco de Assis. Carlo reconhecia em Clara e Francisco um modo simples e verdadeiro de se relacionar com Deus e admirava o cuidado que ambos tiveram com os pobres e doentes.
Carlo tinha grande facilidade de se relacionar com as pessoas, pois vivia a docilidade expressa em sua simpatia. Sempre sorridente, transmitia paz a todos que o cercavam. Gostava de andar de bicicleta com os colegas e de passear pelo bosque. Acompanhava os pais nas atividades familiares e sabia usar bem a internet e as redes digitais disponíveis à época, sempre colocando-as a serviço do bem.
Carlo buscava uma profunda experiência com o Santíssimo Sacramento. Em todas as igrejas que visitava, a primeira coisa que fazia era se dirigir a Jesus no Sacrário. Na Basílica de Santa Clara, permanecia horas em adoração.
Essa intimidade com Jesus Eucarístico transformava-se em gestos concretos: com sua bicicleta ajudava idosos a carregar suas compras, alimentava os pobres e estava sempre atento às necessidades dos mais vulneráveis. Via no rosto dos famintos e sofredores a presença de Cristo e, na escola, costumava dividir seu lanche com os colegas que não tinham o que comer.
Carlo Acutis viveu intensamente as Obras de Misericórdia.
Esse é o legado que Carlo Acutis deixou para as novas gerações, a certeza de que é possível seguir Jesus sem medo.
No dia 7 de setembro de 2025, o Papa Leão XIV canonizará Carlo Acutis na Praça de São Pedro, no Vaticano. Em nossa Diocese, acontecerão quatro vigílias simultâneas (leia aqui), na noite do dia 30 de agosto, a partir das 19h30, nos seguintes locais:
Paróquia Santo Antônio – Catedral de Piracicaba
Paróquia Bom Jesus – Rio Claro
Paróquia Imaculada Conceição – Santa Bárbara d’Oeste
Paróquia São Pedro – São Pedro
Todos estão convidados a participar desse momento de fé e comunhão.
Pe. Antonio Ramos do Prado (Pe. Toninho)
Coordenador Diocesano do Setor Juventude
Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB