Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • A importância de São Vicente de Paulo

A importância de São Vicente de Paulo

Publicado em 24 de junho de 2025 - 15:45:40

Nascido em abril de 1581, no pequeno vilarejo de Pouy, terceiro filho de uma família pobre de camponeses, teve uma infância difícil, sendo obrigado a trabalhar como guardador de porcos e ovelhas de sua família. Em um tempo em que a hierarquia da Igreja era composta pelos nobres, tornou-se um dos grandes reformadores religiosos do início do século XVII. São Francisco de Sales (1567-1622) afirmou que Vicente foi o padre mais santo de sua época.

Ordenou-se padre em 1600, aos 19 anos, e sua vida foi marcada por uma profunda preocupação com a vida material e espiritual dos camponeses pobres, a maioria da população na época. A França do século XVII vivia sob um regime monárquico, que vendia privilégios em troca de dinheiro, e os cobradores de impostos eram cruéis. Grande parte de sua vida transcorreu sob o reinado de Luís XIII, período em que a França viveu guerras sob o governo de Richelieu e Mazarino, com o consequente aumento de impostos e tensões sociais.

Vivenciando essa realidade político-social, que perdurou até o absolutismo do rei Luís XIV, Vicente foi influenciado e forçado a agir pela sua consciência, a partir da escuta atenta do grito dos pobres e excluídos de seu tempo. Sua personalidade foi sendo moldada a partir das dificuldades enfrentadas como padre recém-ordenado. Sua reputação foi posta à prova quando foi acusado de ter roubado um juiz. Sua inocência foi comprovada, mas não antes de ter sido expulso e sofrer difamação. Sua segunda prova de fé foi cuidar de um doutor doente durante quatro anos. Enquanto trabalhava normalmente, esgotado e quase sem energia, fez o voto de se dedicar inteiramente aos pobres.

Mas foi o “primeiro sermão da missão”, realizado em 25 de janeiro de 1617, na Igreja de Folleville, que revelou o grande pregador que era o padre Vicente. Ele focou na importância da confissão para aqueles que moravam longe e estavam abandonados, e a repercussão foi tão grande que precisou da ajuda de outros padres para partirem em missão. Antes de se tornar um influenciador de seu tempo, padre Vicente foi sequestrado, escravizado e se colocou ao lado dos remadores das galés. Sua fé e inspiração estavam em Jesus Cristo, e ele era um estudioso do Evangelho.

Percebendo a necessidade de organizar a caridade, fundou, em 17 de abril de 1625, a Congregação da Missão, conhecidos hoje como Padres Lazaristas ou Vicentinos, e cuidou pessoalmente da formação dos novos padres. Entre os anos de 1628 e 1660, entre treze e quatorze mil ordinandos passaram pelo Colégio São Lázaro, que se tornou um ponto de referência para a caridade em Paris.

Esta Congregação, que comemora este ano o Jubileu de 400 anos, cresce em todo o mundo e fundou, em 1870, a St. John’s University, com o objetivo de fornecer aos jovens de Nova York uma educação universitária católica. Oferecendo mais de 100 programas de bacharelado, mestrado e doutorado, a universidade conta com mais de 190 mil ex-alunos em todo o mundo. Localizada no distrito do Queens, possui campi em Roma e Paris.

A segunda experiência motivadora aconteceu nesse mesmo ano de 1617, em Châtillon-les-Dombes, ao perceber a vocação das mulheres para ajudar os pobres. As Senhoras da Caridade, em 1617, e as Filhas da Caridade, em 1633, com a ajuda de Luísa de Marillac, foram criadas para atender pessoas abandonadas à própria sorte.

Em São Paulo, as Filhas da Caridade administram o Colégio Padre Chico, um dos mais antigos do Brasil. Atualmente, elas cuidam de 110 crianças cegas, do infantil ao 9º ano, que são alfabetizadas em braile e recebem café da manhã, almoço, lanche e atividades recreativas. Tudo isso gratuitamente. Sua diretora, Irmã Carolina Mureb, esteve no último domingo em Piracicaba para ministrar uma aula aos vicentinos. Atualmente, são 11.000 Filhas da Caridade em todo o mundo, presentes em mais de 50 países.

Antoine Frédéric Ozanam, 200 anos depois, fundou, em 23 de abril de 1833, em Paris, a Sociedade de São Vicente de Paulo, presente em mais de 150 países e dedicada a atender os pobres. É uma organização católica de leigos, homens e mulheres (crianças, jovens e adultos), dedicada ao trabalho da caridade e que administra cerca de 800 lares para idosos e creches no Brasil. Está em Piracicaba desde 1888, quando, em 16 de maio, foi fundada a Conferência Santo Antônio, que se reúne até hoje ininterruptamente. Os vicentinos arrecadam e distribuem cerca de 500 toneladas de alimentos por ano para famílias carentes em nossa cidade. No mundo, a SSVP auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, através da dedicação de mais de 800 mil voluntários.

São Vicente de Paulo foi canonizado por Clemente XII, em 1737, enquanto, em 1885, o Papa Leão XIII o proclamou padroeiro de todas as Associações católicas de caridade. Estudos revelam que o beato Antoine Frédéric Ozanam lançou as bases para a doutrina social da Igreja, consolidada na Encíclica Rerum Novarum.

A importância de São Vicente de Paulo atravessa gerações e fronteiras; não só pelas inúmeras cartas que escreveu, mas, principalmente, por sua ação. Como um homem à frente de seu tempo, ele nos fez ver o rosto de Cristo no rosto do pobre e, assim, continua a nos dizer que fé e razão são aliadas no processo de transformar nosso mundo em um lugar ideal para se viver, em paz e sem guerras, como já clama o Papa Leão XIV aos líderes mundiais, que parecem surdos e insistem em não escutar. Quem escuta os pobres, escuta Deus. 

João Batista Alves, 69 anos
Vicentino desde 2013
Presidente do Conselho Particular da Vila Rezende da SSVP – Sociedade de São Vicente de Paulo

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções