A Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contribuiu na edição de número 334 da Revista Eclesiástica Brasileira (REB) com um dossiê sobre o Ensino Religioso no Brasil. O material, disponível no site da REB, oferece uma visão abrangente sobre a trajetória, os fundamentos, os marcos jurídicos e os desafios do Ensino Religioso.
“O dossiê ‘Ensino Religioso no Brasil’, publicado pela Revista Eclesiástica Brasileira (REB), constitui um marco fundamental para a reflexão sobre a presença desse componente curricular na educação nacional”, explica Maria Beatriz Leal da Silva, assessora do Setor Ensino Religioso da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB e organizadora do dossiê junto com o professor Sérgio Rogério Azevedo Junqueira.
O material reuniu pesquisadores de diversas regiões do país e consolida um panorama histórico iniciado em 1827, quando a primeira legislação educacional brasileira inseriu os estudos religiosos nos anos iniciais de escolarização. Desde aquele período, o Ensino Religioso tem sido objeto de intensos debates, alterações legislativas e transformações na compreensão de sua própria identidade, explica Beatriz.
“Ao revisitar essa caminhada, o dossiê reconhece a contribuição de instituições, pesquisadores, educadores e lideranças religiosas para a consolidação da disciplina na educação brasileira”, partilha a assessora.
Os artigos reunidos abordam diferentes perspectivas desse processo: a atuação da Igreja Católica na história do Ensino Religioso; as contribuições de Leonel Franca; as estratégias eclesiais no campo educacional durante o século XX; a criação do Setor de Ensino Religioso da CNBB e a realização dos encontros nacionais; o Acordo Brasil–Santa Sé; o documento da CNBB sobre desafios e perspectivas do componente; as razões para o Ensino Religioso pluriconfessional; e a transição da tradicional aula de religião para o modelo confessional.
Com o intuito de ampliar o alcance das reflexões, a CNBB promoveu uma transmissão ao vivo para o lançamento da obra. O evento contou com a participação dos organizadores e coordenadores, proporcionando ao público a oportunidade de compreender o processo de construção da publicação, seus temas centrais e o impacto dos artigos para o fortalecimento da área. No link abaixo, professores, pesquisadores, gestores e agentes pastorais podem entender e se aprofundar nas discussões propostas.
“Assim, este dossiê vai além de uma simples coletânea de artigos: firma-se como um registro histórico consistente, uma fonte indispensável para novas pesquisas e um relevante instrumento de formação para todos os profissionais e lideranças dedicados ao Ensino Religioso”, destaca Beatriz.
Para acessar os artigos do dossiê “Ensino Religioso no Brasil”, basta realizar gratuitamente seu cadastro no site da Revista Eclesiástica Brasileira (REB). Após o cadastro, você poderá consultar e baixar os artigos disponíveis na edição. Acesse aqui.
Texto e imagens: Divulgação / CNBB