O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, participou na última terça-feira (12) de uma sessão solene em homenagem à visita da imagem peregrina de São Miguel Arcanjo ao Congresso Nacional. Durante seu pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, ele invocou a proteção espiritual do “Príncipe das Milícias Celestes” sobre os lares e as famílias.
Ao usar a tribuna, Dom Devair declarou: “Neste momento sagrado, diante da Nação Brasileira, em gesto de fé, entregamos espiritualmente este país à guarda do Príncipe dos Exércitos Celestes. Entregamos a ti, São Miguel Arcanjo, as chaves desta terra, o destino das nossas famílias, a integridade das nossas instituições e a alma deste povo que clama por proteção.”
E prosseguiu: “Que a tua espada defenda nossos lares do espírito da divisão, da violência e da mentira. Que a tua presença silenciosa, porém poderosa, caminhe à frente dos que servem ao bem comum. Que o Brasil ouça a tua voz, despertando corações adormecidos e restaurando a fé nos corações feridos. E que este solo, consagrado a ti, seja sinal visível de que o Céu não abandonou o Brasil, mas que Deus caminha conosco.”
A sessão solene foi proposta e presidida pela deputada Simone Marquetto e contou com a presença de autoridades religiosas e militares. Além de Dom Devair, participaram as madres fundadoras do Instituto Hesed, Kelly Patrícia e Jane Madeleine; a irmã Maria Raquel, também do instituto; o general de brigada Kurt Everton Weberich, do Estado-Maior do Exército Brasileiro; e o brigadeiro Arnaldo Silva Lima Filho, assessor especial e de Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica.
O padre Emanuel Maria conduziu ao plenário a imagem de Nossa Senhora Aparecida, proclamada “Generalíssima do Exército Brasileiro”. Já a imagem de São Miguel Arcanjo recebeu uma medalha de honra concedida pela Aeronáutica. O ato também contou com a presença de um representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foi encerrado com a recitação do Terço do Combate.
“Quando nós começamos a pensar na realização desta peregrinação da imagem de São Miguel Arcanjo, nós não tínhamos ideia do que nos aguardava. Se nós estamos aqui hoje, isso é pura graça de Deus, é pura vontade de Deus, porque não foram projetos construídos a partir de ideias humanas, mas foi algo inspirado por Deus.
Hoje nós vemos realizar, diante da Nação reunida, o céu se inclinar sobre a terra. A Igreja de Cristo, neste ato solene, acolhe com profundo respeito e devoção a imagem peregrina de São Miguel Arcanjo, vinda do Monte Gargano, lugar sagrado desde os primeiros séculos. Este Arcanjo fez ouvir a sua voz e manifestou a sua presença em defesa do Povo de Deus.
Segundo a tradição da Igreja, São Miguel é o príncipe das milícias celestes, o chefe dos exércitos de Deus, aquele que se levantou no céu contra o dragão rebelde, como nos ensina o Livro do Apocalipse: “Houve então uma batalha no Céu; Miguel e seus anjos combateram contra o dragão.”
É também ele quem aparece no Livro do Profeta Daniel como o protetor do povo: “Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe que protege os filhos do teu povo.” Ao longo dos séculos, a Igreja viu em São Miguel um defensor nas tribulações, o guardião dos fiéis e o intercessor poderoso nas horas do combate espiritual.
Por isso, neste momento sagrado, diante da Nação Brasileira, em gesto de fé, nós entregamos espiritualmente este país à guarda do Príncipe dos Exércitos Celestes. Entregamos a ti, São Miguel Arcanjo, as chaves desta terra, o destino das nossas famílias, a integridade das nossas instituições e a alma deste povo que clama por proteção.
Que a tua espada defenda nossos lares do espírito da divisão, da violência e da mentira. Que a tua presença silenciosa, porém poderosa, caminhe à frente dos que servem ao bem comum. Que o Brasil ouça a tua voz, despertando corações adormecidos e restaurando a fé nos corações feridos.
Que nenhum projeto contrário ao Reino de Deus prospere nesta Nação e que, sob tua vigilância celeste, o mal seja desmascarado, os justos sejam fortalecidos e a verdade seja defendida com coragem. Combatendo ao nosso lado, guiai-nos à vitória da luz sobre as trevas.
E que este solo, consagrado a ti, seja sinal visível de que o Céu não abandonou o Brasil, mas que Deus caminha conosco. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo — para sempre seja louvado.
Quem como Deus? Ninguém!”
Fotos: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados