Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Falece o bispo auxiliar emérito da arquidiocese de Fortaleza (CE)

Falece o bispo auxiliar emérito da arquidiocese de Fortaleza (CE)

Publicado em 31 de julho de 2025 - 09:34:29

A arquidiocese de Fortaleza (CE) e os Franciscanos Capuchinhos, da Província de São Francisco das Chagas do Ceará e do Piauí comunicaram o falecimento de dom Adalberto Paulo da Silva (OFMCap), aos 96 anos, ocorrido nesta quarta-feira, 30 de julho, em sua cela no Convento Sagrado Coração de Jesus, causado por uma parada cardiorrespiratória.

O velório de dom Adalberto está sendo realizado desde as 17h, da quarta-feira, na Capela dos Estigmas, no Convento Sagrado Coração de Jesus – Cúria Provincial, em Fortaleza. A Missa Exequial será nesta quinta-feira,  31/07, às 15h, seguida de sepultamento no Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Por meio de nota e publicação em site oficial, a Arquidiocese e toda a comunidade capuchinha lamentaram profundamente a perda de dom Adalberto, cuja vida foi dedicada ao Evangelho, à Igreja e aos mais humildes. O secretário provincial, frei Eduardo Janderson da Cunha Meneses, pediu que, em solidariedade, se celebrem missas em sufrágio da alma de dom Adalberto Paulo da Silva.

Natural de Sambaíba, no Maranhão, dom Adalberto nasceu em 25 de janeiro de 1929. Ingressou no seminário dos franciscanos capuchinhos em 1950 e foi ordenado presbítero em 8 de dezembro de 1956, na cidade de Carolina (MA).

Em 1975, foi nomeado bispo da diocese de Viana (MA), onde permaneceu por duas décadas. Em 3 de abril de 1995, dom Adalberto foi transferido para a arquidiocese de Fortaleza como bispo auxiliar, cargo que exerceu até 24 de março de 2004, quando apresentou sua renúncia ao completar 75 anos, conforme prevê o Código de Direito Canônico.

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Adalberto Paulo da Silva

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Presidência, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Dom Adalberto Paulo da Silva, frei Capuchinho e bispo auxiliar emérito da arquidiocese de Fortaleza (CE).

Dom Roberto destacou-se, segundo nota da arquidiocese de Fortaleza, pelo espírito franciscano de simplicidade e serviço, expresso em seu lema episcopal: “Veni Ministrare!” (Vim para servir).

A CNBB se une em oração aos familiares, amigos, fiéis das igrejas particulares de Viana (MA) e Fortaleza (CE) e aos irmãos Franciscanos Capuchinhos e todos aqueles que conviveram com Dom Adalberto Paulo da Silva, rendendo graças a Deus por sua vida e ministério. Que o Senhor o receba em Sua misericórdia e lhe conceda o descanso eterno.

Em comunhão e esperança na Ressurreição,

Dom Jaime Cardeal Spengler

Arcebispo de Porto Alegre (RS)

Presidente da CNBB

 

Dom João Justino de Medeiros Silva

Arcebispo de Goiânia (GO)

Primeiro Vice-presidente da CNBB

 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

Arcebispo de Olinda e Recife (PE)

Segundo Vice-presidente da CNBB

 

Dom Ricardo Hoepers

Bispo auxiliar de Brasília (DF)

Secretário-geral da CNBB

Biografia e trajetória

Nasceu no distrito de Sambaíba, em Loreto (MA), em 25/01/1929. Batizado com o nome de Abílio Paulo, foi o segundo dos quatro filhos do casal Pedro Américo da Silva e Maximina Mamede da Silva. A família mudou-se para Carolina (MA), onde ele conheceu os frades capuchinhos. Ele pediu para ser frade e ingressou no Seminário Seráfico de Messejana, em 13/11/1944, onde concluiu o primário e fez o ciclo do Seminário Menor.

Após o Seminário Menor, Frei Adalberto fez o noviciado em Guaramiranga, em 1950, sendo o seu mestre Frei Tomás de Stezzano. Cursou a Filosofia em Guaramiranga, de 1951 a 1952, e a Teologia em Parnaíba, de 1953 a 1956. Foi ordenado sacerdote em 08/12/1956 na igreja matriz de Carolina.

Em seguida, voltou a Parnaíba para o exame De Universa e o estágio presbiteral, como era de praxe naquele tempo.  Em 1958, foi designado para a função de professor e assistente do Seminário Seráfico de Messejana. Foi nomeado, em 1969, pela Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB), Comissário Nacional da Ordem Franciscana Secular (OFS). Ocupou o cargo de Secretário da Custódia Geral do Ceará e Piauí e foi nomeado membro do Conselho Custodial de Estudos em 1966. Foi Segundo Assistente e Ecônomo da Vice-Província do Ceará e Piauí, de 1970 a 1972.

Em abril de 1975, foi nomeado bispo de Viana (MA). Ele escolheu como lema de seu brasão Veni ministrare – Eu vim para servir (Mt 20,28). Em 03/08/1975 ele foi consagrado bispo pelo Núncio Apostólico de então, Dom Carmine Rocco, tendo como concelebrantes Dom Frei Aloísio Lorscheider, Arcebispo de Fortaleza, e Dom Frei Timóteo Cordeiro, Bispo de Tianguá.

Ele foi o terceiro bispo da diocese de Viana e atuou mormente na pastoral, na catequese e na formação do clero da Diocese. Abriu a Casa de Formação para o sacerdócio da Diocese de Viana, em Belém (PA), aproveitando os cursos de filosofia e teologia daquela cidade. Durante seu episcopado ordenou 23 padres. Após 20 anos de intenso trabalho, Dom Adalberto apresentou à Santa Sé seu pedido de renúncia.

Em 1995, foi nomeado Bispo-auxiliar da arquidiocese de Fortaleza, onde serviu ao povo de Deus atuando principalmente na catequese e na pastoral popular. Em 2005, devido a idade, tornou se emérito, residindo no Convento Sagrado Coração de Jesus, Cúria Provincial dos Frades Capuchinhos do Ceará e Piauí, em Fortaleza.

Sempre presente nas atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Província dos Capuchinhos do Ceará e Piauí, atuava também na assistência a grupos e movimentos de fiéis em Fortaleza. Com o passar dos anos e as limitações da idade, ficou sob os cuidados da fraternidade local como presença fraterna, mostrando-se lúcido e bem-humorado, demonstrava interesse e atenção pela vida da Igreja e da Ordem Capuchinha.

Prestes a celebrar o jubileu de ouro de sua ordenação episcopal, faleceu no dia 30 de julho de 2025, em sua cela, de parada cardiorrespiratória, aos 96 anos de idade e 74 de vida religiosa.

Texto: Willian Bonfim / CNBB

Imagem: Divulgação / CNBB

 

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções