Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Natural de Saltinho, na Diocese de Piracicaba, Dom Angélico Sândalo Bernardino morre aos 92 anos

Natural de Saltinho, na Diocese de Piracicaba, Dom Angélico Sândalo Bernardino morre aos 92 anos

Publicado em 16 de abril de 2025 - 09:36:41

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) comunicou o falecimento de Dom Angélico Sândalo Bernardino, primeiro bispo diocesano e bispo emérito de Blumenau (SC), ocorrido na terça-feira, 15 de abril de 2024. Em nota oficial, a entidade enviou condolências à Diocese de Blumenau, a dom Rafael Biernaski, aos familiares e amigos do religioso.

Natural de Saltinho (SP), Dom Angélico nasceu em 19 de janeiro de 1933, quando a localidade ainda era um distrito de Piracicaba (SP). Neste momento, a Diocese de Piracicaba eleva suas preces a Deus e convida os fiéis a fazerem o mesmo, com confiança na misericórdia do Senhor, rogamos para que o Pai acolha Dom Angélico e o recompense por tudo o que realizou em sua caminhada.

Trajetória

Com formação em Filosofia (Ipiranga/SP), Teologia (Viamão/RS) e Jornalismo (Ribeirão Preto/SP), Dom Angélico foi ordenado presbítero em 12 de julho de 1959, em Ribeirão Preto (SP). Destacou-se em diversas funções, como diretor espiritual, coordenador pastoral, diretor de jornal, além de assistente do Movimento Familiar Cristão e de outros movimentos católicos.

Sua nomeação episcopal ocorreu em 12 de dezembro de 1974, sendo ordenado bispo em 1975, adotando como lema "Deus é Amor". Como bispo auxiliar de São Paulo, foi responsável por diversas regiões pastorais e serviços sociais, presidiu o Regional Sul 1 da CNBB e teve participação ativa em organismos como a Pastoral Operária e a Cáritas.

No âmbito internacional, integrou delegações em conferências do episcopado latino-americano e atuou em sínodos representando a Igreja brasileira. Em 19 de abril de 2000, foi nomeado como primeiro bispo diocesano de Blumenau, tomando posse em 24 de junho do mesmo ano. Presidiu o Regional Sul IV da CNBB e participou das Conferências de Santo Domingo e Aparecida.

Dom Angélico permaneceu à frente da Diocese de Blumenau até ter sua renúncia aceita pelo Papa Bento XVI em 18 de fevereiro de 2009. É autor do livro "Traço de União, roteiro para reuniões do MFC".

Nota da CNBB

Na nota de pesar, a presidência e secretários da CNBB expressaram gratidão pela trajetória eclesial de Dom Angélico:

"Expressamos nossa gratidão a Deus pela vida e testemunho deste incansável pastor que, com seu lema episcopal ’Deus é Amor’, dedicou sua vida ao anúncio do Evangelho e ao serviço ao povo de Deus. Que o Senhor o acolha em sua infinita misericórdia e conceda conforto aos seus familiares, amigos e à comunidade diocesana de Blumenau."

A mensagem da CNBB também ressalta a esperança cristã na vida eterna, oferecendo consolação à família, amigos e comunidade diocesana enlutada.

Velório e Sepultamento

O velório terá início na quarta-feira, 16 de abril, às 8h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na Vila Zat, Região da Brasilândia, em São Paulo.

A Santa Missa de corpo presente será celebrada às 15h, presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo. Após a celebração, o féretro seguirá para Blumenau.

A chegada à Catedral de Blumenau está prevista para às 10h da quinta-feira, 17 de abril.

Na Catedral, será celebrada a Santa Missa de exéquias às 14h, seguida do sepultamento na cripta da própria Catedral.

Texto: com informações da CNBB e Diocese de Blumenau

Foto: Divulgação / CNBB

 

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções