Vereadores católicos de nove cidades pertencentes à Diocese de Piracicaba se reuniram, na manhã desta terça-feira (12), com o bispo Dom Devair Araújo da Fonseca e membros da Equipe Diocesana para Defesa da Vida e da Família. O encontro aconteceu na Cúria Diocesana e teve como temática central as estratégias em curso no Brasil para descriminalizar o aborto e formas de ação política e mobilização do povo católico em favor da vida desde a concepção e contra qualquer iniciativa que busque promover ou facilitar o aborto.
Durante a reunião, foram abordados detalhes, problemas e riscos da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 442, que pode ser votada a qualquer momento no Supremo Tribunal Federal (STF) e trata da descriminalização do aborto no Brasil, além da necessidade de aprovação no Congresso Nacional da Lei do Nascituro. O objetivo é que os vereadores católicos também contribuam nas cidades com ações e mobilizações contra a ADPF 442 e a favor da votação da Lei do Nascituro.
“O intuito foi trazer de volta à pauta local esses assuntos, principalmente em relação à ADPF 442 porque, embora tenha sido suspensa a votação, ela ainda é pauta no cenário político, no Legislativo e no Judiciário. Através dos nossos representantes locais, queremos fazer chegar ao Congresso Nacional o pensamento dos católicos e dos cristãos em geral contra o aborto em qualquer situação”, disse Dom Devair.
O bispo de Piracicaba acrescentou: “Inclusive, é preciso ampliar esse debate porque a aprovação de iniciativas como essa ADPF geraria um impacto até na possibilidade de seleção das pessoas que podem nascer ou não. Isso é muito preocupante! Por isso queremos que os católicos de todas as cidades da Diocese estejam atentos e envolvidos nessa questão, apoiando os vereadores que são a favor da vida, cobrando esse posicionamento deles e, inclusive, daqueles políticos que dizem professar a fé católica, mas que não se posicionam contra o aborto. Ser católico é uma escolha, mas ser contra o Evangelho ou contra a vida, não é uma escolha para o católico, seja político ou não”.
Participaram do encontro os seguintes vereadores: André Bandeira, Gilmar Rotta, Paulo Camolesi, Antonio Sergio Rosa de Oliveira e Acácio Godoy (Piracicaba); Vagner Baungartner, Dermeval Demarchi, Serginho Carnevale e Thiago Yamamoto (Rio Claro); Antonio Carlos Ribeiro, Valmir Alcântara de Oliveira, Nilson Araújo da Silva, Paulo César Monaro, Arnaldo da Silva Alves e Eliel Miranda (Santa Bárbara d’Oeste); Gilmar de Brito e João Roberto Jeronyo (Saltinho); Vanessa Stocco Botam (Rio das Pedras); Carlos Eduardo Oliveira e José Roberto de Moura (São Pedro); Cristiano Lazzarini e Valdecir Rogerio Bortolin (Corumbataí); Alan Felipe Basteli (Santa Gertrudes); Vinícius Hélio Roccia e Edinei Callegaro (Charqueada).