A Santa Sé divulgou nesta quarta-feira, 18 de outubro, a nomeação do Monsenhor Paulo Renato F. G. Campos como novo bispo da diocesano de Barra do Garças (MT). Atualmente ele é administrador da Paróquia São João Batista, na Diocese de São José dos Campos –SP. É, mestre em Teologia Fundamental pela Pontificia Università Gregoriana e MBA em Relações Institucionais pelo IBMEC-BRASÍLIA. A partir de sua nomeação, recebe o título de Monsenhor.
Mons. Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos nasceu em 11 de janeiro de 1973, em São Paulo, Estado de São Paulo. Entrou para o seminário da diocese de São José dos Campos, Estado de São Paulo. Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da Diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos / PUC-RIO) em Taubaté, também no Estado de São Paulo.
Obteve Mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2010 – 2012) e MBA – Master in Business Administration – em Relações Institucionais pelo IBMEC-BRASÍLIA (2021 – 2022).
Recebeu a ordenação presbiteral em 20 de março de 2004 e desempenhou os seguintes encargos: Vigário Paroquial, Quase-pároco, Administrador Paroquial, Pároco, Coordenador Diocesano de Pastoral, Membro da Equipe Formadora do Seminário. Lecionou na Escola Diocesana de Teologia para Leigos e Leigas, Escola Diaconal, Faculdade Católica de São José dos Campos e Faculdade Dehoniana. Foi ainda membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
Acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade – GEN/MCC e foi Sacerdote Conselheiro Espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora – SCE SRB/ENS, colaborando ainda com a Equipe Responsável Internacional – ERI/ENS.
De 2016 a 2023 foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB em Brasília-DF. Desde julho de 2023 está como Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista em Jacareí, diocese de São José dos Campos.
A Diocese de Barra do Garças é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Cuiabá e ao Conselho Episcopal Regional Oeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Cuiabá.
Área: 59.840 km²
Bispo Eleito: Mons. Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos
População: 145 549 (IBGE 2000)
Localiza-se a uma latitude 15º53’24” sul e a uma longitude 52º15’24” oeste, estando a uma altitude de 318 metros e possui uma área de 9.078,983 km². Está em conturbação com os municípios de Pontal do Araguaia, de Mato Grosso, e Aragarças, de Goiás, sendo separado destes apenas pelos Rios Garças e Araguaia.
Encravado aos pés da Serra Azul, um braço da Serra do Roncador, o município é banhado pelos Rios Araguaia e Garças.
Por razões geográficas, culturais e econômicas, o município, assim como a maioria da Região Leste de Mato Grosso adota o Horário de Brasília e não o Horário de Cuiabá. A diferença de horário em relação ao restante do estado, deve-se pela proximidade com o estado de Goiás. Em contrapartida, o município não adota o Horário de Verão.
Texto: Divulgação / Diocese de São José dos Campos
Foto: Divulgação / CNBB