A 32ª edição do Curso Anual dos Bispos do Brasil aconteceu entre os dias 23 e 27 de janeiro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, e teve como temática as “Novas comunidades e a evangelização hoje”.
O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, participou do curso e destacou a importância da temática abordada: "Recordando as palavras de São João Paulo II, ‘as novas comunidades são a primavera da Igreja’ e elas têm muito a contribuir para a ação missionária e evangelizadora da Igreja, pois testemunham com alegria a fé cristã. Além disso, com seus carismas particulares, elas completam serviços na Igreja como, por exemplo, o cuidado dos pobres, a ação missionária e tantos outros serviços. Por isso, a valorização das novas comunidades é fundamental para a evangelização, sobretudo no contexto urbano atual."
Promovido desde 1990, esta foi a primeira edição realizada de forma presencial desde o início da pandemia de covid-19, como ressaltou o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na abertura do evento.
Neste ano o curso contou com a presença cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e do Pe. Luis Navarro, reitor da Pontificia Università della Santa Croce, em Roma.
Texto: com informações da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação / Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro