Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Papa erige a diocese de Araguaína, no Estado do Tocantins, e nomeia dom Giovane de Melo como primeiro bispo

Papa erige a diocese de Araguaína, no Estado do Tocantins, e nomeia dom Giovane de Melo como primeiro bispo

Publicado em 31 de janeiro de 2023 - 17:31:01

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, nesta terça-feira, 31 de janeiro, a instituição de uma nova diocese no Regional Norte 3, que compreende o Tocantins, o Sudeste do Pará e o Nordeste de Mato Grosso. O Papa Francisco erigiu a nova diocese de Araguaína, no Tocantins, e nomeou seu primeiro bispo: dom Giovane Pereira de Melo, que é o atual bispo de Tocantinópolis e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  

A diocese de Araguaína estará localizada no Norte do Tocantins, com território desmembrado das dioceses de Tocantinópolis e Miracema do Tocantins. E será a 279ª circunscrição eclesiástica do Brasil e a 220ª diocese.  

Bispo diocesano 

Natural Salinas (MG), dom Giovane nasceu em 16 de janeiro de 1959. Estudou Filosofia na Faculdade Católica de Mato Grosso e Teologia no Instituto Teológico, em Campo Grande (MS). É especialista em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso e Mestre em Teologia Pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (SP). 

Ordenado presbítero em 24 de março de 1990, na diocese de Rondonópolis (MT), foi vigário, coordenador diocesano de Pastoral e represente dos Presbíteros do regional Oeste 2 da CNBB junto à Comissão Nacional de Presbíteros (1993-1997). Também atuou como reitor do Seminário Maior Jesus Bom Pastor da diocese de Rondonópolis, em Várzea Grande (MT); presidiu a OSIB regional e coordenou o Serviço de Animação Vocacional (SAV) do regional Oeste 2 da CNBB (1999). Foi professor do Studium Eclesiástico Dom Aquino Correa (Sedac). 

Em 2006, deixou a reitoria do seminário maior em Várzea Grande e assumiu a função de pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rondonópolis, desempenhando também a coordenação diocesana de pastoral e a assessoria a diversas pastorais, movimentos e serviços.  

No dia 4 de março de 2009, foi nomeado pelo papa Bento XVI, bispo da diocese de Tocantinópolis (TO). Foi ordenado para o episcopado pela imposição das mãos de dom Juventino Kestering, no dia 8 de maio daquele ano, com o lema: “Cuidarei do rebanho de Deus a mim confiado” (Ez 34,11). 

Dom Giovane foi bispo referencial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), no Regional Norte 3 da CNBB, e membro da Comissão Episcopal para o Laicato, entre 2015 e 2019, sendo o responsável pelo acompanhamento do Setor CEBs em âmbito nacional. 

Em 7 de maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, dom Giovane foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB.  

 

Saudação a dom Giovane Pereira de Melo 

Estimado irmão, dom Giovane Pereira de Melo,
Recebemos com alegria e esperança a decisão do Papa Francisco em erigir uma nova diocese no Estado do Tocantins, aprimorando a presença da Igreja no Regional Norte 3. Também manifestamos nossa proximidade ao senhor nesta nova missão assumida em favor do anúncio sempre mais fecundo do Evangelho.  

Recordamos uma reflexão do Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium sobre as Igrejas Particulares. No texto, o Santo Padre diz que cada porção da Igreja Católica sob a guia do seu Bispo “é a Igreja encarnada num espaço concreto, dotada de todos os meios de salvação dados por Cristo, mas com um rosto local”.  

E o Papa continua: “A sua alegria de comunicar Jesus Cristo exprime-se tanto na sua preocupação por anunciá-Lo noutros lugares mais necessitados, como numa constante saída para as periferias do seu território ou para os novos âmbitos socioculturais”. 

Nessa perspectiva, de seguir como Igreja em saída, desejamos um profícuo ministério na diocese de Araguaína, sob a intercessão de Maria, Mãe da Igreja.  

Em Cristo,  

 Dom Walmor Oliveira de Azevedo 
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB 

Dom Jaime Spengler 
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB 

Dom Mário Antônio da Silva 
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB 

Dom Joel Portella Amado 
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB 
 
Texto e imagem: Divulgação / CNBB
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções