O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, agradeceu à Presidência da CNBB pela nota divulgada na manhã desta quarta-feira, na qual reprova qualquer iniciativa que sinalize para a flexibilização do aborto. Dom Ricardo também ressaltou a importância da promoção e do cuidado integrais da mãe e da criança.
Ele situou o contexto como significativo, no qual o Governo Federal tomou atitudes “que apontam para um caminho perigoso: a promoção de uma cultura pró-aborto”.
“E o Brasil, todo o nosso povo, é da cultura da vida”, ressaltou, lembrando que pesquisas recentes apontam a maioria da população brasileira contra a prática.
“Nós queremos, sim, defender a vida, a cultura da vida de maneira integral em todas as suas etapas”, afirmou dom Ricardo Hoepers.
“Acreditamos ser possível, em pleno diálogo com as políticas públicas, uma promoção integral da mãe e da criança, uma defesa integral da mãe e da criança, um cuidado integral da mãe e da criança, abrangendo assim todas as famílias”.
Dom Ricardo ainda pediu que os fiéis católicos tenham clareza em relação ao posicionamento da Igreja sobre a inviolabilidade da vida humana.
“Como Igreja, sempre iremos defender – e reiteramos nesta nota – a nossa posição em relação à vida como algo sagrado, inalienável e que tem uma dignidade que não pode ser desrespeitada. As leis preveem isso e o nosso coração cristão, com certeza, vem confirmar pela nossa fé de que Deus nos deu este grande dom que é a vida. Vamos cuidar”, afirmou.