O Papa Francisco nomeou o padre Rogério Augusto das Neves como novo bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo. A nomeação atende ao pedido do arcebispo, cardeal Odilo Pedro Scherer, em vista do atendimento das necessidades pastorais da arquidiocese paulistana. A notícia foi anunciada pela Santa Sé nesta quinta-feira, 3 de março. Padre Rogério atua, desde 2015, como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, em São José dos Campos (SP).
Sua ordenação sacerdotal foi em 3 de julho de 1999, sendo incardinado na diocese de São José dos Campos. Exerceu diversos ofícios na diocese, como vigário paroquial nas paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São José e Coração de Jesus. Foi pároco na paróquia São Benedito e na paróquia São João Bosco; reitor do Seminário de Filosofia, no Instituto de Filosofia Santa Teresinha, em São José dos Campos, e, posteriormente, na Residência Pe. Rodolfo Komórek, em Taubaté (SP). Também foi membro do Conselho de presbíteros e do Colégio de Consultores; defensor do vínculo; e, posteriormente, juiz e vigário judicial adjunto no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aparecida (SP).
Atuou ainda como professor de Direito Canônico na Faculdade Paulo VI, em Mogi das Cruzes (SP); na Faculdade Católica de São José dos Campos; na Faculdade Dehoniana, em Taubaté; no Centro Universitário Salesiano Pio XI e na Faculdade São Bento, ambos em São Paulo; e no Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina, em Florianópolis.
O novo bispo auxiliar de São Paulo atuou também na função de assistente eclesiástico na União dos Juristas Católicos de São José dos Campos; foi presidente da Pastoral Judiciária da diocese de São José dos Campos e diretor espiritual do Grupo de Reflexão “Filhos no Céu”.
Em 2019, a Edições CNBB publicou um Vade-Mécum para os párocos a partir de um material produzido por padre Rogério Augusto, uma coletânea de textos do Código de Direito Canônico e de outros documentos do Magistério da Igreja sobre o ofício do pároco.
Texto e foto: Divulgação / CNBB