Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Comissão Executiva publica cartilha e banners para organização da Jornada Mundial dos Pobres; baixe

Comissão Executiva publica cartilha e banners para organização da Jornada Mundial dos Pobres; baixe

Publicado em 21 de setembro de 2021 - 14:02:16

No lançamento do processo da Jornada Mundial dos Pobres no Brasil na última terça-feira, 14 de setembro, às 10h, o bispo-auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, reforçou ser importante que cada diocese e Igreja particular, cada pastoral, organismo, comunidade e grupo da Igreja no Brasil procure organizar e viver em sua localidade a Jornada Mundial dos Pobres (JMP) 2021.

Neste sentido, a Equipe Executiva da JMP 2021 e a Comissão de Comunicação da Jornada organizaram e produziram uma série de materiais de reflexão (cartilhas e textos) e de divulgação da jornada. Isto inclui cards e breves vídeos de divulgação em redes sociais, spots para rádios e vts para tvs e banners que podem ser impressos nas comunidades onde se realizar a jornada.

Organizada em arquivo PDF, a cartilha, com 41 páginas, conta com apresentação do secretário-geral da CNBB, leva a mensagem do Papa Francisco para a jornada e  com capítulos que aprofundam as questões em “Tempo para discernir, escolher” e “Tempo para Fazer”. No capítulo de “Ações Transformadoras” são apresentadas um conjunto de ação em desenvolvimento pela Igreja no Brasil “Ação Solidária Emergencial”, “Pacto pela Vida e pelo Brasil” e “6ª Semana Social”, entre outros, como caminhos de ações concretas que podem ser feitas localmente.

 

Acesse aqui todos os materiais da Jornada Mundial dos Pobres 2021, incluindo a cartilha.

 

No Brasil, adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído de Mt. 14, 7. E optou-se por fazer não apenas um evento de lançamento, mas oferecer a possibilidade um itinerário e um processo para não apenas chamar a atenção mas provocar a ações solidárias aos empobrecidos. As próximas atividades da jornada estão no calendário abaixo.

 

Calendário Jornada Mundial dos Pobres 2021 no Brasil

 

14 de outubro

Seminário Nacional de formação da Jornada Mundial dos Pobres

Horário: Às 9h30 às 12h30

Onde: formato online

 

7 a 14 de novembro

Semana nacional do gesto concreto da JMP 2021

 

13 de novembro

Celebração Eucarística

Horário: Às 7h

Onde: Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB, em Brasília-DF – transmitida ao vivo pela Tvs Católicas


14 de novembro

Dia Mundial dos Pobres: Manifesto pela Vida

Formato texto e vídeo, áudio

 

Pedagogia do Papa Francisco

O bispo-auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, afirmou que as Jornadas Mundiais dos Pobres, já na sua quinta edição, fazem parte de uma pedagogia do Papa Francisco. “O Papa não propõe um caminho, mas aponta processos que vão amadurecendo com o tempo e nos convida para que o Evangelho seja melhor vivido. Na medida que o Espírito Santo age, vamos aprendendo”, disse.

 

Texto e Imagem: Divulgação / CNBB

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções