A diocese de Governador Valadares (MG) comunicou, na manhã desta quarta-feira, 1º de setembro, o falecimento do bispo emérito dom José Gonçalves Heleno, aos 93 anos de idade, ocorrido na madrugada de hoje, em Caratinga (MG). A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou nota de pesar ao bispo de Governador Valadares, dom Antônio Carlos Félix.
Dom José Heleno
Natural de Cipotânea (MG), dom José Heleno nasceu no dia 3 de novembro de 1927. Foi ordenado presbítero em Mariana (MG) por dom Oscar de Oliveira, em 1952, exercendo seu ministério nas paróquias de Rio Espera, Desterro do Melo e Mercês. Foi sagrado bispo em Mercês (MG), no dia 18 de outubro de 1976, também por dom Oscar de Oliveira, então arcebispo de Mariana.
Foi bispo coadjutor de Governador Valadares a partir de 3 de novembro de 1976, durante o governo de dom Hermínio Malzone. Em 7 de dezembro de 1977, com a renúncia do bispo ao governo da diocese, dom José Heleno tornou-se bispo titular, exercendo seu ministério episcopal na Igreja Particular até 2001.
Dom José Heleno também atuou como administrador apostólico da diocese de Guanhães, entre julho de 1995 e maio de 1998.
Desde sua renúncia ao governo da diocese de Governador Valadares, em 2001, devido às complicações de saúde, dom José Heleno residia em Caratinga (MG).
Brasília-DF, 1º de setembro de 2021
Estimado irmão, dom Antônio Carlos Félix,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de dom José Gonçalves Heleno, bispo emérito da Diocese de Governador Valadares (MG), nesta quarta-feira, 1º de setembro.
Segundo bispo dessa Igreja Particular no Vale do Rio Doce, dom José quis anunciar o Evangelho e as riquezas de Cristo para nós, como expresso no seu lema episcopal.
Nossa solidariedade ao senhor, aos familiares, amigos e todo o povo de Deus na Diocese de Governador Valadares, onde esteve a serviço por mais de 20 anos, e também da Diocese de Ganhães, onde atuou como Administrador Apostólico.
Receba nosso abraço e nossas orações pelo descanso eterno de dom José Heleno.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB
Texto: CNBB, com informações da Diocese de Governador Valadares (MG)
Foto: CNBB