Notícias do Brasil

  • Em Foco
  • Brasil
  • Agência de notícias da Associação Católica de Comunicação inicia atividades neste mês

Agência de notícias da Associação Católica de Comunicação inicia atividades neste mês

Publicado em 24 de junho de 2021 - 13:45:01

Produzir e disponibilizar à Igreja – a começar dos veículos de comunicação que com ela se identificam – e à sociedade brasileira um noticiário diário, conteúdo jornalístico informativo e opinativo com foco em temas eclesiais e sua especial relação com a realidade social, política, econômica, cultural e religiosa nacional, latino-americana e mundial. Esse é o principal objetivo da Agência de Notícias Signis, um projeto da Associação Católica de Comunicação Signis Brasil cujas atividades têm início em junho.

Segundo o Luís Henrique Marques, editor-chefe da Agência de Notícias Signis, a iniciativa objetiva ainda “disponibilizar espaço para as vozes de uma Igreja profética que, tanto denuncia tudo aquilo que contradiz a construção do Reino de Deus quanto anuncia a sua realização, sobretudo mediante narrativas pessoais e coletivas que são testemunho concreto dessa missão”.

O diretor explica, ainda, que as atividades principais da nova agência, durante este ano ainda em fase experimental, consistem na produção e difusão de noticiário diário e reportagens especiais semanais (em texto, áudio e vídeo) sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Esse trabalho será realizado pela equipe de redação constituída dos jornalistas Luís Henrique Marques (editor-chefe), Cleonice Nascimento (repórter diária), Karla Maria e Osnilda Lima (repórteres especiais), e o designer Flávio Medeiros. A produção de conteúdo contará ainda com artigos de opinião, elaborados por colunistas convidados pela agência. Também os veículos e profissionais associados à SIGNIS Brasil contarão com um espaço para publicar suas produções jornalísticas.

Fase experimental e logo
Nessa fase inicial, o trabalho da Agência Signis se concentrará nas editorias Igreja (Brasil, América Latina e Mundo); Política, Economia e Cultura e suas relações com a Igreja. Diálogo ecumênico, inter-religioso e com pessoas sem referencial religioso são outras possibilidades de temáticas a serem abordadas na produção de conteúdo da agência. Na sua fase experimental, esse conteúdo será veiculado gratuitamente pelo portal da SIGNIS (www.agenciasignis.org.br), redes sociais (Instagram, Facebook, Twiter e Linkedin) e outros canais, tendo como público-alvo veículos de imprensa e a sociedade em geral.

Na fase experimental, a equipe da Agência Signis se concentrará em avaliar os efeitos do seu trabalho ao longo desse período, fazendo adaptações conforme as demandas que surgirem, suas possibilidades e, sobretudo, a repercussão da sua produção jornalística juntos aos veículos de comunicação e público em geral. Isso será fundamental para a definição das fases seguintes.

O logo da agência traz os elementos mão/pomba/pauta. “Trouxemos esses símbolos interconectados para lincar ao slogan da Associação que é a “Comunicação para a cultura da paz” “, explica Luiz Henrique Marques. A pomba representa justamente a paz, selada entre Deus criador e as suas criaturas, assim como se deu após cessar o dilúvio, como narrado na Bíblia: sete dias após soltar pela primeira vez a pomba e essa retornar por não encontrar um lugar para o pouso, essa retorna à arca com um ramo de oliveira no bico.

Já a mão – cuja iconografia ocupa lugar simbólico em diferentes culturas e lugares, no logo, se prolonga por meio de instrumentos. Ela representa a ideia de atividade, de uma comunicação a serviço da paz e da vida. O terceiro elemento do logo é a pauta que representa as narrativas a serem divulgadas tendo como base os fatos, a vida e a verdade. Desse modo, no seu conjunto, o logo do objetivo central das ações da Agência SIGNIS: comunicar a paz, especialmente mediante as narrativas que dão testemunho disso.

Texto: CNBB

Foto: The Climate Reality Project / Unsplash

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções