Produzir e disponibilizar à Igreja – a começar dos veículos de comunicação que com ela se identificam – e à sociedade brasileira um noticiário diário, conteúdo jornalístico informativo e opinativo com foco em temas eclesiais e sua especial relação com a realidade social, política, econômica, cultural e religiosa nacional, latino-americana e mundial. Esse é o principal objetivo da Agência de Notícias Signis, um projeto da Associação Católica de Comunicação Signis Brasil cujas atividades têm início em junho.
Segundo o Luís Henrique Marques, editor-chefe da Agência de Notícias Signis, a iniciativa objetiva ainda “disponibilizar espaço para as vozes de uma Igreja profética que, tanto denuncia tudo aquilo que contradiz a construção do Reino de Deus quanto anuncia a sua realização, sobretudo mediante narrativas pessoais e coletivas que são testemunho concreto dessa missão”.
O diretor explica, ainda, que as atividades principais da nova agência, durante este ano ainda em fase experimental, consistem na produção e difusão de noticiário diário e reportagens especiais semanais (em texto, áudio e vídeo) sobre temas relacionados à vida da Igreja.
Esse trabalho será realizado pela equipe de redação constituída dos jornalistas Luís Henrique Marques (editor-chefe), Cleonice Nascimento (repórter diária), Karla Maria e Osnilda Lima (repórteres especiais), e o designer Flávio Medeiros. A produção de conteúdo contará ainda com artigos de opinião, elaborados por colunistas convidados pela agência. Também os veículos e profissionais associados à SIGNIS Brasil contarão com um espaço para publicar suas produções jornalísticas.
Fase experimental e logo
Nessa fase inicial, o trabalho da Agência Signis se concentrará nas editorias Igreja (Brasil, América Latina e Mundo); Política, Economia e Cultura e suas relações com a Igreja. Diálogo ecumênico, inter-religioso e com pessoas sem referencial religioso são outras possibilidades de temáticas a serem abordadas na produção de conteúdo da agência. Na sua fase experimental, esse conteúdo será veiculado gratuitamente pelo portal da SIGNIS (www.agenciasignis.org.br), redes sociais (Instagram, Facebook, Twiter e Linkedin) e outros canais, tendo como público-alvo veículos de imprensa e a sociedade em geral.
Na fase experimental, a equipe da Agência Signis se concentrará em avaliar os efeitos do seu trabalho ao longo desse período, fazendo adaptações conforme as demandas que surgirem, suas possibilidades e, sobretudo, a repercussão da sua produção jornalística juntos aos veículos de comunicação e público em geral. Isso será fundamental para a definição das fases seguintes.
O logo da agência traz os elementos mão/pomba/pauta. “Trouxemos esses símbolos interconectados para lincar ao slogan da Associação que é a “Comunicação para a cultura da paz” “, explica Luiz Henrique Marques. A pomba representa justamente a paz, selada entre Deus criador e as suas criaturas, assim como se deu após cessar o dilúvio, como narrado na Bíblia: sete dias após soltar pela primeira vez a pomba e essa retornar por não encontrar um lugar para o pouso, essa retorna à arca com um ramo de oliveira no bico.
Já a mão – cuja iconografia ocupa lugar simbólico em diferentes culturas e lugares, no logo, se prolonga por meio de instrumentos. Ela representa a ideia de atividade, de uma comunicação a serviço da paz e da vida. O terceiro elemento do logo é a pauta que representa as narrativas a serem divulgadas tendo como base os fatos, a vida e a verdade. Desse modo, no seu conjunto, o logo do objetivo central das ações da Agência SIGNIS: comunicar a paz, especialmente mediante as narrativas que dão testemunho disso.
Texto: CNBB
Foto: The Climate Reality Project / Unsplash