Em busca de superar o isolamento social e proteger as pessoas idosas visitadas mensalmente, a Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa realiza a campanha "LIGUE PARA UMA PESSOA IDOSA HOJE". Os líderes da Pastoral são convidados a fazerem uma ligação por dia para uma pessoa idosa.
Por isso, o telefone é a ferramenta que a Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Piracicaba utiliza com mais frequência nestes tempos de quarentena. O coordenador diocesano, Antônio Carlos Rodrigues, explica que além do público-alvo se tratar de idosos que necessitam de isolamento, neste momento, a maioria dos líderes da Pastoral pertence aos grupos de risco.
Os cerca de 90 agentes de pastoral ligam semanalmente para os 400 idosos atendidos para orientar, averiguar as necessidades e oferecer carinho e atenção. Para Antônio, a maioria dos idosos tem respondido bem ao confinamento. “Até mesmo os que eram mais resistentes à vacina da gripe (H1N1) se vacinaram este ano”, ressalta Antônio. Para o coordenador, quando este tempo de pandemia passar, é importante lembrar que as pessoas idosas precisam constantemente de amor e proteção.