As Paróquias de São Pedro e Sant’Ana, ambas na cidade de Piracicaba, completam 40 anos de criação e instalação. Elas foram criadas, em 21 de novembro de 1979, por Dom Aníger Francisco de Maria Melillo e instaladas nos dias 24 e 25 do mesmo mês, respectivamente.
Nas duas paróquias missas festivas marcarão a data. A Paróquia São Pedro a celebração ocorrerá na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, no próximo domingo, dia 24 de novembro. A missa será presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason e concelebrada pelo pároco, padre José Ailton Figueiredo. Na Paróquia Sant’Ana, a missa ocorrerá em 30 de novembro e será celebrada pelo pároco, padre Josenildo Carlos da Silva.
Durante a celebração eucarística, a Igreja matriz da Paróquia São Pedro, após ser reformada e ampliada, foi dedicada a Deus em honra ao padroeiro. O rito de dedicação é realizado, quando as obras são concluídas e o templo está apto a ser consagrado ao culto divino.
Rico em significados, o rito de dedicação é composto de aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no templo, a incensação do templo. Todo ritual consta no decreto da Sagrada Congregação para o Culto Divino “DedicationisEcclesiaeetAltaris” publicado em 29 de maio de 1977.