Com o tema “Mãe Negra Aparecida, ajude-nos a restituir o direito, liberdade na justiça e no amor” a 23ª Romaria das Comunidades Negras aconteceu no último sábado, dia 9, no Santuário Nacional de Aparecida.
Pela Diocese de Piracicaba participaram cerca de 200 pessoas membros da Pastoral Afro-Brasileira e também o animador diocesano, padre Ademilson Lopes da Silva.
O bispo referencial da Pastoral Afro-Brasileira, Dom Zanoni Demettino de Castro, relembrou durante a missa que a missão da igreja é a evangelização e em meio a tantos desafios como a ameaça aos povos indígenas, quilombolas, o extermínio da comunidade negra e a perda de direitos uma notícia boa somos chamados a dar: “evangelizar não é só um verniz superficial, mas fazer com que a vontade de Deus, o novo céu e uma nova terra se realize. Nós como afrodescendentes, não como objetos, mas, sobretudo como sujeitos protagonistas, acreditamos como nos ensina a mãe Aparecida, nessa gestação do novo. É vontade de Deus, mas exige a vontade humana também”, disse o bispo.