No último final de semana, a Paróquia Santo Antônio – Sé Catedral recebeu as relíquias dos Beatos padre Manuel e coroinha Adílio, padroeiro dos acólitos e coroinhas.
A peregrinação destas relíquias está sendo promovida pela Pastoral Diocesana dos Acólitos e Coroinhas.
“Que pela intercessão destes beatos brasileiros continuem a iluminar e inspirar nossas crianças e adolescentes no servido do Altar”!
Quem são Beatos padre Manuel e coroinha Adílio:
Em 1924, padre Manuel Gomez Gonzalez e o coroinha Adílio Daronch viajavam para a cidade de Três Passos (RS) quando foram raptados e mortos por colonos anticlericais. Em meio à mata, os dois foram amarrados a árvores e alvejados por disparos de arma de fogo.
Mesmo após o ocorrido, os fiéis que foram até o local da morte do padre e do coroinha contam que os corpos estavam preservados e não haviam sido tocados pelos animais da floresta e não apresentavam nenhum outro sinal de violência além das marcas dos disparos.
O padre e o coroinha foram sepultados em Três Passos, e anos mais tarde os restos mortais foram transladados para o Santuário de Nossa Senhora da Luz, em Nonoai, onde existe um complexo religioso para acolher os fiéis.
Manuel e Adílio foram beatificados pela Igreja no dia 21 de outubro de 2007, em Frederico Westphalen (RS).