Nesta terça-feira, 24 de julho, Dom Fernando Mason completa 13 de anos de seu ministério episcopal à frente da Diocese de Piracicaba. Dom Fernando é o 5º bispo de nossa Igreja Particular. Depois de ter exercido por seis anos o ministério episcopal à frente da Diocese de Caraguatatuba, o Papa Bento XVI o transferiu para a Diocese de Piracicaba.
Tendo como lema episcopal “Christus factus obediens” – (seguir) Cristo feito obediente –, sua posse canônica em Piracicaba ocorreu em 24 de julho de 2005, em solene celebração na Sé Catedral Santo Antônio.
Rezemos pelo nosso bispo diocesano!
Biografia: Dom Fernando Mason nasceu em 21 de janeiro de 1945 em Loreggia, na Província de Pádua, Itália. Batizado em 28 de janeiro, recebeu o nome de Ernesto Ferdinando Mason. Mais tarde, ao tornar-se frade, adotou o nome de Fernando. Em 1955, iniciou sua vocação à vida religiosa, entrou no seminário franciscano. Em 1961, no Convento Santo Antônio, em Pádua, fez o noviciado. Em 26 de setembro de 1962, fez sua primeira profissão religiosa como franciscano da Ordem dos Frades Menores Conventuais. No ano de 1970, foi ordenado diácono pelo franciscano-capuchinho Dom Gerolamo Bordignon, bispo de Pádua e em 3 de abril de 1971, com 26 anos, foi ordenado sacerdote, também por Dom Gerolamo, na Basílica de Santo Antônio, em Pádua. Um ano depois, em 21 de junho de 1972, embarcou no porto de Gênova com destino ao Brasil, chegando ao porto de Santos no dia 4 de julho.
No Brasil iniciou sua missão franciscana na cidade de Guaíra (PR) e também exerceu várias funções pela congregação. Em 3 de março de 1999, foi nomeado, pelo Papa São João Paulo II, primeiro bispo da Diocese de Caraguatatuba. E, em 25 de maio de 2005, foi transferido à Piracicaba pela Papa Emérito Bento XVI. Sua posse canônica ocorreu no dia 24 de julho, na Sé Catedral Santo Antônio, quando se tornou o 5º bispo da Diocese de Piracicaba.