Entre os dias 01 e 08 de julho acontece a 192ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, no Largo dos Pescadores, Rua do Porto. A festa é uma das mais tradicionais manifestações religiosas-populares da cidade, realizada ininterruptamente desde 1826 sempre às margens do rio. O evento é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo com o apoio da Prefeitura do município por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). A entrada é gratuita.
As programações religiosa e festiva devem reunir mais de 40 mil pessoas em todos os dias de evento. Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a Festa do Divino transcende a questão religiosa. “Há anos ela tem a missão de carregar a história da nossa cidade, a religiosidade e a fé de seus devotos”, comenta.
A Programação Religiosa começa no dia 01 (domingo), com a Missa e Derrubada de Barcos. Na sequência, entre os dias 02 e 04, acontece a visitação e bênção das casas e o Tríduo solene. No dia 07, ocorre a Procissão do Divino, às 15h, seguida do Encontro das Bandeiras, um dos momentos mais significativos da celebração e a Missa Campal com o Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, capelão da festa. No dia 08, acontece a procissão de Nossa Senhora Aparecida, com a Bandeira Oficial conduzida pelo Diácono Venturini para a sua passagem, aos festeiros de 2019.
No dia 05 terá início a programação festiva no Largo dos Pescadores, com jantar (leitoa a pururuca, frango à passarinho, cuscuz e bebidas) acompanhado do Samba D’Aninha, a partir das 20h. Na sexta (06), será a vez do tradicional Leilão de Prendas intercalado com apresentações musicais da Banda União Operária e show pirotécnico.
No sábado, 07, a Congada do Divino no Largo dos Pescadores começa às 14h . Mais tarde, a partir das 20h, será servido o jantar com animação musical da Orquestra de Viola Caipira de Valinhos e apresentação do Projeto Case. No domingo, último dia de festa, a programação começa às 11h, com almoço e show do projeto Modão – Sheba e convidados. Às 19h, os festejos são oficialmente encerrados com a Salva de Morteiros.
Histórico da Festa do Divino
A Festa do Divino acontece nas águas do rio Piracicaba desde 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, atraindo milhares de pessoas, com expressivos rituais como: Folia, Pouso, Leilão de prendas, Encontro das Bandeiras, Procissão, Missa e Rodas de Cururu e Violeiros. Conta a história que a Festa do Divino foi trazida à cidade com os primeiros povoadores, quando Viegas Muniz introduziu o Encontro das Bandeiras no rio Piracicaba. Em 20 de dezembro de 2016, a Festa do Divino foi registrada como Patrimônio Imaterial do município.
192ª Festa do Divino de Piracicaba
Programação Religiosa:
Dia 01/07 (Domingo) – Salão social da Irmandade do Divino - Largo dos Pescadores
9h – Santa Missa no Salão de Festas – Pe. Mateus Kerches Nicolucci
10h – Derrubada e benção de barcos no Rio Piracicaba
Dias 02 e 03/07 (2ª e 3ª feira) – Visita e benção das casas
13h – Visita e benção das casas na Rua do Porto com a Sra. Festeira.
TRÍDUO SOLENE – Salão do Divino Espírito Santo
Missa Primeiro Dia:
Dia 02/07 (2ª feira) – 20h – Pe. Evandro Lopes (Diocese de Limeira)
Missa – em especial a benção do Santíssimo:
Dia 03/07 (3ª feira) – 20h – Pe. Reginaldo Aparecido Brandão (Régis)
Missa Terceiro Dia:
Dia 04/07 (4ª feira) – 20h – Pe. Willian Bento
Dia 07/07 (Sábado) – Procissão de Divino
Encontro das Bandeiras e Solene Missa Campal
15h – Grandiosa procissão do Divino Espírito Santo, Mortalha, benção dos marinheiros.
16h – Nas águas do Rio Piracicaba, tradicional “Encontro das Bandeiras” ponto culminante da Festa do Divino, seguido pelo levantamento do mastro.
17h - Solene Missa Campal – Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli – Capelão da Festa.
Dia 08/07 (Domingo) – 9h Procissão de Nossa Sra. Aparecida com a Bandeira Oficial do Divino Espírito Santo, conduzida pelo Diácono Venturini seguido da solene Missa Campal, com o Monsenhor Ronaldo Francisco Aguareli – Capelão da Festa.
Os festeiros de 2018 o Sr. Roberto Rocha e Sra. Rosana Maria Jóos Rocha, passarão a Bandeira aos Festeiros de 2019 o Sr. Edgard Camolese e Sra. Rosangela Maria Rizzolo Camolese.
PROGRAMAÇÃO FESTIVA
Dia 05/07 (5ª Feira) – JANTAR E ATRAÇÕES MUSICAIS
20h – Jantar: Leitoa, frango à passarinho, cuscuz, bebidas em geral e diversas guloseimas.
- Samba D’Aninha
Dias 06/07 (6ª feira) – LEILÃO DE PRENDAS, BANDA MUSICA E JANTAR
20h – Leilão com valiosas prendas oferecidas pelos devotos do Divino e apresentação da banda Uniao Operária.
22h30 – Show pirotécnico
Dia 07/07 (sábado) – FESTANÇAS FOLCLÓRICAS, JANTAR MUSICAL E GRUPO DE VIOLA
14h – Congada do Divino (Largo dos Pescadores)
20h – Jantar: Leitoa, frango a passarinho, cuscuz no bafo e bebidas em geral – Com animação musical.
20h – Projeto Case – Orquestra de viola Caipira de Valinhos (Largo dos Pescadores)
Dia 08/07 (Domingo) – ALMOÇO, FESTANÇAS FOLCLÓRICAS, SALVA DE MORTEIROS
11h – Almoço: arroz, macarrão, leitoa pururuca, frango a passarinho, cuscuz e bebidas diversas (Salão de festas e Largo dos Pescadores)
- Congada do Divino (Largo dos Pescadores)
- Almoço musical com Projeto Modão – Sheba e Convidados
19h – Salva de Morteiros e encerramento da Festa
Fonte: SemacTur
Foto: Del Rodrigues