O bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca anunciou, nesta terça-feira (9), as nomeações e transferências de padres e diáconos para o ano de 2026. O documento oficial, divulgado pela Chancelaria do Bispado, informa que as mudanças têm como objetivo o bem pastoral e espiritual das paróquias e comunidades da Diocese de Piracicaba.
Para o início de ano, não estão previstas trocas de párocos, mas cinco comunidades passarão a contar com novos vigários paroquiais, que atuarão junto aos párocos atuais. "Esperamos que os fiéis acolham a todos com grande generosidade e, juntos, continuem a servir o Reino de Deus", desejou Dom Devair.
A Paróquia São José, em Piracicaba, receberá como vigário paroquial Lucas Gomes de Sousa Farias Simões. A Paróquia Imaculado Coração de Maria, também em Piracicaba, acolherá Manollo Pereira de Oliveira, enquanto Alisson Henrique Domingos será o novo vigário da Paróquia Menino Jesus de Praga, igualmente em Piracicaba. Lucas, Manollo e Alisson são atualmente diáconos transitórios e serão ordenados sacerdotes na próxima sexta-feira, dia 12.
O padre Rafael Yamashiro Arantes, atualmente vigário paroquial da Paróquia Menino Jesus de Praga, será transferido para a Paróquia Espírito Santo, em Rio Claro. Já o padre Everton Henrique Nucchi, vigário da Paróquia Santa Teresinha, em Piracicaba, seguirá para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, também em Rio Claro.
Também foi anunciada a transferência do diácono Carlos Donizete Ribeiro, que passará a exercer seu ministério diaconal na Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba. Atualmente, ele serve na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Paulicéia, na mesma cidade.
Quatro pastorais diocesanas passarão a ter novos coordenadores.
A Pastoral de Música Litúrgica será coordenada pelo frei Sebastião Reges dos Santos (CMES), administrador das paróquias Imaculada Conceição, em Águas de São Pedro, e Santa Maria, em Santa Maria da Serra.
O padre Danilo Rasera Adorno, vigário da Paróquia São João Batista, em Capivari, assumirá a coordenação da Pastoral da Educação e Ensino Religioso.
O padre Luiz Carlos Aguiar Gregório (PODP), vigário da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Rio Claro, será o novo coordenador da Pastoral Afro-Brasileira.
Na Comissão para os Movimentos Eclesiais, o Movimento Sacerdotal Mariano passará a ter como coordenador o padre Jean Rodolfo de Souza Martins, vigário paroquial da Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara d’Oeste.
Das sete regiões pastorais que compõem a Diocese de Piracicaba, uma passará a ter novo coordenador a partir de fevereiro de 2026.
As ações e atividades da Região Pastoral Santa Bárbara serão coordenadas pelo padre Josenildo Carlos da Silva.