A missa afro, promovida pela Pastoral Afro-Brasileira da Diocese de Piracicaba, será realizada nesta quinta-feira, 20 de novembro, às 9h, no Teatro Erotídes de Campos, localizado no Parque do Engenho Central, Avenida Dr. Maurice Allain, 454. Os interessados em participar são convidados a levar um alimento não perecível, que será destinado às pastorais diocesanas que atendem às pessoas em situação de vulnerabilidade.
A celebração será presidida pelo padre Ademilson Lopes da Silva, coordenador diocesano da Pastoral Afro-Brasileira. A missa afro é aberta a toda a comunidade e está inserida no contexto do Dia Nacional da Consciência Negra, criado oficialmente pela Lei 12.519/2011 e reconhecido como feriado nacional desde 2023, com a sanção da Lei 14.759/2023.
A data 20 de novembro foi escolhida em memória de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695. O Dia da Consciência Negra nasceu da mobilização do movimento negro, especialmente de grupos organizados na década de 1970, com objetivo incentivar a luta contra desigualdades raciais.