Notícias da Diocese

Pastoral de Liturgia orienta fiéis sobre missas de Todos os Santos e Finados neste final de semana

Publicado em 30 de outubro de 2025 - 14:49:03

A Diocese de Piracicaba convida os fiéis para participarem das celebrações da Solenidade de Todos os Santos, no sábado, 1º de novembro, e da Comemoração dos Fiéis Defuntos, no domingo, 2 de novembro. A Pastoral de Liturgia divulgou orientações para que as comunidades vivam bem esses momentos significativos na fé católica.

O coordenador da Pastoral de Liturgia, Padre Claudio Henrique Furlan, explica que a solenidade do dia 1º será celebrada durante todo o dia, começando ainda na noite anterior, com as Primeiras Vésperas, seguindo as indicações do Missal Romano e da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). No domingo, a liturgia da Comemoração dos Fiéis Defuntos também será realizada conforme o missal, mas sem o Hino de Louvor nem a Profissão de Fé.

A Solenidade de Todos os Santos é uma festa em que a Igreja comemora todos aqueles que já alcançaram a santidade e vivem na presença de Deus. É um dia para renovar a esperança e reconhecer que a caminhada para a santidade é para todos.

Já a Comemoração dos Fiéis Defuntos é um momento para rezar pelos entes queridos que já partiram, pedindo a Deus que acolha suas almas. Essa celebração mostra a comunhão que existe entre os que estão vivos e os que já faleceram, unidos pela fé.

Neste ano de 2025, o sábado e o domingo trazem o "duplo preceito", ou seja, a necessidade para os católicos de participarem das missas em ambos os dias, reforçando a importância dessas celebrações na vida da comunidade.

A Diocese destaca a necessidade de que todos vivam com devoção esse fim de semana, aprofundando a fé e a união. Que este seja um tempo especial para renovar a fé na ressurreição e na comunhão dos santos.

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções