Por ocasião das comemorações dos 125 anos do Pontifício Colégio Português, o Santo Padre, Papa Leão XIV, recebeu nesta segunda-feira, dia 20, os membros dessa comunidade em audiência privada, no Palácio Apostólico, na Cidade do Vaticano.
Segundo relatou o padre Mateus Kerches Nicolucci, sacerdote da Diocese de Piracicaba, em virtude da extensa programação do Santo Padre, o encontro foi breve, porém marcado por um profundo sentimento de comunhão eclesial.
Em seu discurso, o Pontífice recordou que o Colégio Português sempre foi sinal de comunhão entre clérigos e leigos, e convidou os sacerdotes a viverem sua missão com espírito sinodal, cultivando a escuta, a unidade e o discernimento. Recordando que o Colégio nasceu no Jubileu de 1900, o Papa sublinhou duas dimensões essenciais da vida eclesial: a universalidade da Igreja e a misericórdia divina. Pediu ainda que o Colégio continue sendo uma verdadeira “casa”, marcada pela fraternidade, acolhimento e vida comunitária. Concluiu pedindo orações pela Igreja e pela paz, sob a intercessão de Nossa Senhora de Fátima.
A comunidade do Pontifício Colégio Português é atualmente composta por 32 sacerdotes, provenientes de diversos países: Portugal (11), Coreia do Sul (10), Angola (6), Chile (2), Índia (1), Nigéria (1) e Brasil (1). O colégio conta ainda com a colaboração de religiosas da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que prestam assistência espiritual e comunitária.
Desde fevereiro deste ano, o padre Mateus integra essa comunidade em Roma, dedicando-se aos estudos de Direito Canônico.
Fotos: Arquivo pessoal / Padre Mateus Kerches Nicolucci