O bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, participou na manhã desta terça-feira (16), em Rio Claro, do 1º Encontro de Mulheres Católicas na Política Social da Região Metropolitana de Piracicaba. O evento reuniu representantes de dez municípios com o objetivo de discutir a presença feminina nas ações de política social da região.
Além de Dom Devair, compuseram a mesa o prefeito de Rio Claro e presidente do Conselho do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba, Gustavo Perissinotto, e autoridades políticas e religiosas.
A reunião teve a participação de municípios como Araras, Cordeirópolis, Iracemápolis, Santa Gertrudes, Rio das Pedras, Santa Bárbara d’Oeste, Saltinho, Rio Claro, Nova Europa e Piracicaba. Também acompanhou o encontro a articuladora da Pastoral Social da Diocese, Débora Ferraz, além do presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, Nilson Nicoletti.
Dom Devair destacou a importância do diálogo entre a Igreja Católica, lideranças políticas e a sociedade civil nas iniciativas dedicadas à política social. O bispo ressaltou ainda a abrangência regional do encontro e o valor das mulheres na promoção de políticas públicas de inclusão e solidariedade na Região Metropolitana de Piracicaba.
"Este encontro mostra que é possível unir fé e responsabilidade social, porque uma coisa não precisa estar separada da outra. Aliás, é bom que essas duas realidades caminhem juntas. Além disso, é uma iniciativa muito importante para que as mulheres tenham cada vez mais voz nas políticas que promovem o bem comum", disse Dom Devair.
Também participaram do encontro vereadores de Rio Claro Serginho Carnevale, Éric Tatu, Val Demarchi, Hernani Leonhardt e Emílio Cerri, secretários municipais, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, Bruna Perissinotto, a vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme, a prefeita de Nova Europa, Lidiane Rodrigues, a prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel, e o vice-prefeito de Saltinho, Evandro Pereira. Estiveram presentes ainda representantes dos deputados federais Baleia Rossi e Simone Marqueto, além dos padres Renato Luís Andreatto, José Valentin de Carvalho (CMF) e José Maria Santos de Oliveira.

Encerrando as atividades de terça-feira, o bispo diocesano celebrou a Santa Missa na Capela Imaculada Conceição, da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, às 18h. A celebração foi em ação de graças pelos 140 anos da instituição de saúde.
Estiveram presentes na celebração os padres Renato Andreatto (pároco da Paróquia São João Batista), Jean Carlos de Andrade, José Maria Santos de Oliveira, Marcelo de Menech Machado, os diáconos Eder Simonato e Vagner Pedroso, além da vice-prefeita de Rio Claro, Maria do Carmo Guilherme, o provedor da Santa Casa, Danuzio Diniz, o diretor da ACIRC, Nilson Nicoletti, o vereador Val Demarch e grande número de fiéis.

