O bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, participou na manhã desta terça-feira (16), em Rio Claro, do 1º Encontro de Mulheres Católicas na Política Social da Região Metropolitana de Piracicaba. O evento reuniu representantes de dez municípios com o objetivo de discutir a presença feminina nas ações de política social da região.
Além de Dom Devair, compuseram a mesa o prefeito de Rio Claro e presidente do Conselho do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba, Gustavo Perissinotto, e autoridades políticas e religiosas.
A reunião teve a participação de municípios como Araras, Cordeirópolis, Iracemápolis, Santa Gertrudes, Rio das Pedras, Santa Bárbara d’Oeste, Saltinho, Rio Claro, Nova Europa e Piracicaba. Também acompanhou o encontro a articuladora da Pastoral Social da Diocese, Débora Ferraz, além do presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, Nilson Nicoletti.
Dom Devair destacou a importância do diálogo entre a Igreja Católica, lideranças políticas e a sociedade civil nas iniciativas dedicadas à política social. O bispo ressaltou ainda a abrangência regional do encontro e o valor das mulheres na promoção de políticas públicas de inclusão e solidariedade na Região Metropolitana de Piracicaba.
"Este encontro mostra que é possível unir fé e responsabilidade social, porque uma coisa não precisa estar separada da outra. Aliás, é bom que essas duas realidades caminhem juntas. Além disso, é uma iniciativa muito importante para que as mulheres tenham cada vez mais voz nas políticas que promovem o bem comum", disse Dom Devair.
Também participaram do encontro vereadores de Rio Claro Serginho Carnevale, Éric Tatu, Val Demarchi, Hernani Leonhardt e Emílio Cerri, secretários municipais, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, Bruna Perissinotto, a vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme, a prefeita de Nova Europa, Lidiane Rodrigues, a prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel, e o vice-prefeito de Saltinho, Evandro Pereira. Estiveram presentes ainda representantes dos deputados federais Baleia Rossi e Simone Marqueto, além dos padres Renato Luís Andreatto, José Valentin de Carvalho (CMF) e José Maria Santos de Oliveira.