Na manhã desta terça-feira, 2 de setembro de 2025, a Diocese de Piracicaba promoveu o 4º Encontro com Vereadores. O evento contou com a presença do bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca, de membros da Comissão Diocesana para a Defesa da Vida e da Família, além dos padres Rodrigo Simões Anholetto (coordenador diocesano de Pastoral), Claudemir da Silva (vigário-geral e coordenador diocesano da Pastoral Fé e Política) e Renato Luís Andreatto (coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação).
Participaram do encontro 34 vereadores de nove municípios pertencentes à Diocese de Piracicaba. Aos legisladores, os membros da Comissão para a Defesa da Vida e da Família apresentaram reflexões sobre a necessidade de medidas para enfrentar a cultura do aborto, tanto nos âmbitos da atividade política quanto na sociedade brasileira em geral.
Na sequência, Dom Devair dirigiu-se aos vereadores, destacando os principais pontos da carta encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco. Ele ressaltou a missão dos políticos católicos como agentes do diálogo, defensores da vida e promotores do bem comum, “sem jamais esconder a nossa identidade cristã, católica”.
O bispo enfatizou: “É tempo de diálogo, mas sem a perda da nossa identidade católica. Os senhores e senhoras podem trabalhar por leis e políticas justas em defesa da vida. Deus não precisa ser defendido com violência, mas a partir do diálogo e da construção de pontes em nome da caridade social e do bem comum.”
Ao final, os vereadores que desejaram puderam fazer suas considerações, compartilhando comentários, impressões e também algumas angústias relacionadas ao exercício da função legislativa nos dias atuais. O encontro foi encerrado com uma oração e a bênção de Dom Devair.