O ato de consagração de toda a Diocese de Piracicaba a São Miguel Arcanjo, ocorrido durante a santa missa na noite do último sábado (26), na Casa de Maria, em Santa Bárbara d’Oeste, coloca a missão evangelizadora da Igreja particular sob a proteção daquele que é conhecido como o "príncipe das milícias celestes", conforme explicou o bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca.
O rito litúrgico solene foi realizado na presença de milhares de fiéis que lotaram o recinto da Casa de Maria e diante de uma imagem peregrina de São Miguel, vinda diretamente do Santuário do Monte Gargano, na Itália, considerado o mais antigo e importante santuário dedicado ao Arcanjo no mundo. A Diocese de Piracicaba foi a primeira do país a receber a imagem, que percorrerá todas as regiões do Brasil.
"Com esse Ato de Consagração, queremos colocar toda a Diocese de Piracicaba sob a intercessão e proteção de São Miguel Arcanjo. Nossa intenção é invocar São Miguel sobre cada fiel, cada paróquia e sobre toda a missão evangelizadora que assumimos como Igreja. Trata-se de um compromisso solene, um gesto com significado permanente", explicou Dom Devair.
O bispo acrescentou: "Ao consagrarmos a Diocese, estamos afirmando nossa confiança no auxílio do céu para que sigamos a Cristo mais de perto e nos dediquemos ainda mais ao serviço da Igreja. Desejamos que, sob a intercessão de São Miguel, nosso testemunho e nosso trabalho pastoral sejam continuamente inspirados e protegidos, para que possamos superar os desafios do tempo presente, crescer em unidade e perseverar na missão de evangelizar."
O evento contou com shows de música católica, recepção solene da imagem, missa, vigília e recitação do Rosário ao longo da noite de sábado e madrugada de domingo (27). A iniciativa foi proposta pelo Instituto Hesed, que atualmente tem duas casas estabelecidas na Diocese, uma em Piracicaba (feminina) e outra em Rio Claro (masculina).