Foto: Divulgação / Prefeitura de Piracicaba
A Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Piracicaba iniciou uma campanha para promover a arborização de áreas urbanas de forma responsável. A ação incentiva a população a buscar apoio e orientações da administração municipal para o plantio. O objetivo central é melhorar o ambiente urbano e elevar a conscientização sobre as vantagens das áreas arborizadas.
Conforme o material de divulgação da campanha, a presença de vegetação em centros urbanos contribui para a diminuição da temperatura local, com potencial de redução de até 9°C na área arborizada. Além disso, pode melhorar a qualidade do ar, auxiliando na prevenção de doenças respiratórias. Ruas com árvores também oferecem maior conforto para atividades como caminhadas, e propriedades em vias arborizadas podem apresentar valorização.
A campanha enfatiza a seleção criteriosa de espécies para o plantio, visando evitar problemas futuros. Recomenda-se o uso de espécies como grevílea, pitangueira, fedegoso e canelinha para locais com fiação elétrica. Para áreas fiação, são indicadas espécies como ipê-amarelo e pata-de-vaca. A ação ressalta a necessidade de regas regulares, a manutenção da estaca de apoio e a garantia de espaço permeável para o desenvolvimento da árvore.
De acordo a Pastoral, o processo de plantio costuma ser acessível, com as prefeituras oferecendo orientação e, em determinadas situações, disponibilizando mudas gratuitamente. Interessados em realizar o plantio em suas calçadas podem contatar a administração municipal para obter as instruções adequadas e a muda apropriada.
Piracicaba: 3424-1690
Rio Claro: 3527-1428
Capivari: 3492-2975
Santa Gertrudes: 3454-1976
São Pedro: 9.9798-0983
Santa Bárbara d’Oeste: 3459-1480