Notícias da Diocese

“Esperança e novo vigor para toda a Igreja”, diz Dom Devair sobre o novo papa Leão XIV

Publicado em 8 de maio de 2025 - 14:50:48

(Foto: Reprodução / Vatican Media)

O mundo católico celebra o início de um novo pontificado nesta quinta-feira, dia 8 de maio de 2025, após a eleição do cardeal norte-americano Robert Prevost como o 267º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Ele assumiu o nome de Leão XIV. Em um clima de grande emoção, milhares de fiéis lotaram a Praça de São Pedro e a Via da Conciliação para testemunhar o momento em que, às 18h07 (horário local) e 13h07 no Brasil, a tradicional fumaça branca anunciou ao mundo: Habemus Papam.

A escolha do novo pontífice aconteceu durante uma ocasião especial: o dia da Súplica de Nossa Senhora de Pompéia, aumentando ainda mais o simbolismo do evento para os católicos ao redor do mundo. Assim como João Paulo I (1978) e Bento XVI (2005), a decisão por Leão XIV também veio no quarto escrutínio.

Após aceitar sua eleição à Cátedra de Pedro, o novo Papa seguiu o tradicional ritual de vestir as vestes papais na “Sala das Lágrimas”, auxiliado pelo Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli. Da sacada central da Basílica de São Pedro, o protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, anunciou ao mundo o novo pontífice, dando início a uma onda de júbilo entre os presentes.

A definição do novo líder da Igreja Católica tem repercussão em todo o mundo e também na Diocese de Piracicaba, cujos fiéis acompanham com atenção os rumos da Igreja. O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, destacou a relevância desse momento:

“A escolha de um novo Papa representa sempre esperança e um novo vigor para toda a Igreja, e também para nós em Piracicaba não é diferente. Vivemos tempos de desafios, especialmente no cuidado com os mais pobres e no fortalecimento da fé das famílias. Um novo pontífice sempre nos inspira e convoca a intensificar nosso compromisso com a missão cristã, sempre em comunhão com o sucessor de Pedro”, afirmou Dom Devair.

E continuou: "Vemos algumas particularidades da escolha do Papa. Uma delas é que ele é relativamente jovem, nós podemos dizer uma pessoa jovem, com 69 anos. É um cardeal que foi escolhido em 2023. Um agostiniano, portanto tem uma espiritualidade forte na tradição agostiniana. Certamente um Papa que, por ter sido escolhido pelo Papa Francisco, tem pensamentos, tem uma linha de raciocínio, uma linha de trabalho semelhante, mas ele surpreende quando faz a opção pelo nome de Leão XIV. Leão XIII foi um grande Papa da linha social da Igreja e, nesse sentido, o Papa atual, que trabalhou no Peru, tem essa sensibilidade, podemos dizer assim, com os mais sofridos, com os mais pobres, com a realidade latino-americana". 

Dom Devair acrescentou ainda: "Algo que me chamou muito a atenção no falar dele foi que ele tocou várias vezes na questão do trabalho pela paz, da necessidade do trabalho pela paz. Isso é algo muito importante. Ele aponta essa coerência com aquilo que a Igreja ensina, com aquilo que a Igreja pensa. Nesse sentido, nós agora temos um novo Papa. Nos próximos dias, certamente, vamos conhecer mais detalhes a respeito dele. Mas agora, rezamos pelo novo Papa para que conduza com firmeza a Barca de Pedro".

Pe. Mateus, da Diocese de Piracicaba, acompanhou a eleição de Leão XIV na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: arquivo pessoal)

Em Roma, o padre Mateus Kerches Nicolucci, que é da Diocese de Piracicaba e atualmente realiza estudos na capital italiana, compartilhou a emoção de viver pessoalmente o momento histórico na Praça de São Pedro:

“Foi indescritível ver a fumaça branca e ouvir o anúncio do Habemus Papam junto aos milhares de fiéis. Senti uma alegria profunda ao saber que a Igreja renova sua liderança, guiando-nos em meio aos desafios do mundo moderno. Foi uma emoção muito grande e também uma surpresa completa. Rezemos agora, com toda a Igreja, pelo papa Leão XIV”, declarou o sacerdote.

A eleição do Papa Leão XIV marca o começo de uma nova fase no Vaticano e reacende a esperança de renovação entre os católicos. O Pontífice receberá nos próximos dias representantes de várias partes do mundo. A Diocese de Piracicaba, assim como toda a comunidade católica, volta seus olhares e orações para o novo Papa, aguardando com esperança suas palavras, gestos e orientações para os próximos anos.

Foto: Reprodução / Vatican Media

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções