A Prefeitura Municipal de Saltinho (SP) decretou luto oficial de três dias em memória de Dom Angélico Sândalo Bernardino, filho ilustre da cidade e Bispo Emérito de Blumenau (SC), falecido em 15 de abril de 2025 (leia mais aqui).
Por meio do Decreto 2.281/2025, assinado nesta quarta-feira (16 de abril) pelo prefeito Hélio Franzol Bernardino, o município manifesta seu pesar pela perda de um de seus mais notáveis filhos, reconhecendo a importância de Dom Angélico para a história e identidade da comunidade saltinhense.
O decreto destaca que Dom Angélico, nascido em 19 de janeiro de 1933, quando Saltinho ainda era distrito de Piracicaba, construiu uma trajetória religiosa de destaque, tendo sido o primeiro bispo diocesano de Blumenau (SC).
A declaração de luto oficial representa o reconhecimento da administração municipal à contribuição de Dom Angélico à Igreja Católica e à sociedade brasileira, bem como sua ligação com suas raízes em Saltinho, onde nasceu e iniciou sua jornada de fé.
O gesto da Prefeitura de Saltinho soma-se às manifestações de pesar já expressas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Diocese de Blumenau pelo falecimento de Dom Angélico Sândalo Bernardino.
Foto: Divulgação / CNBB