O bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, esteve na manhã desta quinta-feira (13) com o prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto, dentro da série de visitas que o bispo tem feito aos chefes dos poderes executivos nas cidades que pertencem ao território diocesano. O encontro foi marcado pela participação de Dom Devair na inauguração e bênção do Hospital Público Municipal “Maria Thereza Ramos Vitti”.
Dom Devair participou do evento acompanhado pelos padres Rodrigo Simões Anholetto, coordenador diocesano de pastoral, e Antonio Ramos do Prado, pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Também estavam presentes os sacerdotes claretianos e membros da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (CMF). O novo equipamento de saúde será também um hospital-escola, em parceria com o curso de medicina do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito lembrou que o sonho do primeiro hospital público da cidade nasceu “há mais de uma década, no seio da Igreja Católica”. Segundo ele, um padre da cidade, ao saber que uma criança havia falecido no município por falta de leitos hospitalares, começou um movimento que deu origem ao novo estabelecimento de saúde de Rio Claro.
“Obviamente que, com o tempo, esse movimento foi ganhando a adesão de outras forças da sociedade, outras denominações religiosas, organizações da sociedade civil, entre outras se uniram a esse ideal que começou lá atrás”, disse Perissinotto.
Antes de conceder a bênção de inauguração do hospital, Dom Devair também ressaltou o envolvimento dos claretianos e da Igreja Católica como um todo nas iniciativas com o poder público que resultam em benefícios para a população. E acrescentou: “O bom atendimento, o acolhimento de qualidade aos pacientes também é uma forma bastante elevada de se fazer caridade, pois é dar atenção e suporte à pessoa em um momento de fragilidade”.