Aconteceu no último sábado (15), na Paróquia São Pedro, em Piracicaba, a Assembleia Diocesana de revisão do VII Plano de Pastoral. O evento, que também faz parte dos preparativos para elaboração do VIII Plano de Pastoral, reuniu padres, religiosos, diáconos, coordenadores e articuladores diocesanos das pastorais e movimentos e leigos de todas as paróquias das 15 cidades que pertencem à Diocese de Piracicaba.
O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, destacou que a assembleia foi uma oportunidade para avaliação da caminhada pastoral da Diocese. “Nós nos reunimos em um grande grupo para juntos pensarmos as diretrizes para a nossa Igreja Diocesana. Avaliando a nossa caminhada pastoral, a partir da proposta de sinodalidade do Papa Francisco, refletimos sobre a melhor forma de ser Igreja na Diocese de Piracicaba”, afirmou.
O padre Rodrigo Anholetto, coordenador Diocesano de Pastoral, detalhou que o processo de revisão para a elaboração do VIII Plano de Pastoral será desenvolvido em diferentes etapas, estendendo-se até o segundo semestre de 2026. Essas fases incluem a realização de assembleias paroquiais, onde as comunidades locais poderão expressar suas necessidades e prioridades, e assembleias regionais, que visam integrar as diferentes realidades pastorais da diocese. O processo culminará em uma nova Assembleia Diocesana em junho de 2026, para consolidação e aprovação das propostas apresentadas. Posteriormente, haverá a publicação e divulgação do novo Plano de Pastoral da Diocese de Piracicaba.
O esquema com todo o cronograma da avaliação do VII Plano Diocesano de Pastoral também foi apresentado aos participantes da assembleia do último sábado.