A cidade de Aparecida (SP) foi palco do 1º Congresso Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), realizado entre os dias 27 e 29 de setembro. O evento foi organizado pelas Pontificas Obras Missionárias (POM) e reuniu mais de 800 participantes, entre crianças, adolescentes, jovens e assessores de todas as partes do Brasil.
A Diocese de Piracicaba foi representada pela IAM da Paróquia São José, da cidade de Santa Bárbara d’Oeste. Estiveram presentes a articuladora diocesana Jaqueline Priscila Gonçalves Domezi, o assessor Evandro e três crianças, Lucas, Amábile e Giovana, todos membros da IAM desde seu início, em 2023.
Sob o tema “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” – inspirado no versículo de Mateus 22, 9 “ Ide, convidai a todos para o banquete” – o Congresso começou com uma celebração eucarística no Santuário Nacional de Aparecida, presidida por Dom Maurício da Silva Jardim, bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga e presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.
Na ocasião, o bispo destacou a importância da participação ativa das crianças e adolescentes na missão da Igreja, afirmando que "eles são agentes de transformação em suas comunidades" e que "a formação espiritual é essencial para viver plenamente a fé".
De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!
A programação do congresso incluiu momentos de oração, oficinas práticas, painéis temáticos e testemunhos das crianças e adolescentes da IAM de todo o país, além de procissão luminosa e com bolhas de sabão, da Basílica até o Centro de Eventos “Padre Vitor Coelho de Almeida”, onde aconteceu a maioria das atividades.
No domingo (29), o encerramento do congresso aconteceu durante a celebração da Santa Missa no Santuário de Aparecida, animada pelas crianças e adolescentes da IAM, com cânticos e leituras realizadas pelos próprios jovens missionários, enchendo o ambiente de alegria e espiritualidade.
Em sua homilia, Dom Maurício reforçou a necessidade de abrir os corações para a graça de Deus e de testemunhar o Evangelho com coragem: "Jesus veio para a salvação de todos, e não podemos fechar as portas à sua graça", afirmou.
Ele ainda enfatizou que as crianças da IAM não são apenas receptoras da missão, mas as verdadeiras protagonistas no anúncio da palavra de Deus, destacando que “nos grupos da IAM, as crianças e adolescentes nos ensinam o caminho da amizade, da comunhão e da fraternidade universal”.
“Foi uma experiência incrível estar em família neste Congresso, representando a nossa Diocese de Piracicaba, principalmente pelas trocas de experiências, e poder sentir a força, a alegria e o amor dos quatro cantos do nosso país pela IAM, e pela missão das crianças e adolescentes em serem protagonistas na evangelização”, afirmou a articuladora diocesana da IAM, Jaqueline Domezi.
A presença da IAM da Paróquia São José de Santa Bárbara d’Oeste, representando a Diocese de Piracicaba, reforçou o compromisso da diocese em incentivar o protagonismo das crianças e adolescentes e criar mais grupos missionários comprometidos com o anúncio do Evangelho e a construção de um mundo mais justo e solidário.
A IAM é uma obra mundial, fundada na França há 181 anos. Chegou no Brasil em 1858 e, em 1955, passou por uma remodelação. Segundo a articuladora diocesana da IAM, Jaqueline Domezi, o movimento se encontra em uma fase muito importante de expansão e unidade no país atualmente, “indo ao encontro do que o Santa Papa nos pede ‘uma igreja em saída’”.
“E o carisma da IAM, nos ensina que não precisamos levar nossas crianças e adolescentes para longe, a missão pode ser feita em nossa própria igreja, em casa, na rua, na escola, tornando Jesus cada vez mais Amado e conhecido”, completou.
A IAM na Diocese de Piracicaba teve início em 2023, com o projeto-piloto iniciado na Paróquia São José sob o comando de Padre Robson Luis Natis, pároco da igreja e atual coordenador diocesano da IAM. Hoje, o movimento conta com 22 crianças e adolescentes missionários e quatro assessores consagrados.
Texto e imagens: Pascom / Paróquia São José (Santa Bárbara d’Oeste)